Intercâmbio nos EUA é tema de palestra na PUC Goiás

Socializar informações sobre intercâmbio nos Estados Unidos, atrativos oferecidos por universidades norte-americanas e esclarecimento de dúvidas sobre obtenção de visto foram as principais questões abordadas durante palestra ministrada por representantes da Education USA e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, na manhã desta terça-feira, 4, no Plenário da Reitoria da PUC Goiás.

De 2011 a 2015, a instituição enviou 176 alunos para programas de intercâmbio, por intermédio do Ciência sem Fronteiras – 70% desses estudantes optaram por universidades norte-americanas. Atualmente, a PUC Goiás mantém convênio com sete universidades dos EUA, nas regiões da Califórnia, Texas, Kansas, Manhattan, Nebraska e New Jersey.

Para a coordenadora do Education USA, Rejane Dal Molin, o fato de as instituições de ensino dos Estados Unidos serem atrativas para os brasileiros se deve ao fato de estarem no ranking mundial das melhores universidades, possuírem infraestrutura de excelência, além do incentivo à cultura de ensino. “Lá o processo é mais holístico, eles olham o aluno como um todo e não apenas a nota. E o principal diferencial de perfil que as universidades buscam é um estudante que queira mudar o mundo, que tenha vontade de fazer alguma coisa além do intercâmbio’, pontuou.

Domínio do idioma e a procura por fontes seguras de informação são alguns passos básicos ao candidato interessado em realizar um intercâmbio nos EUA. De Acordo com as representantes da Embaixada, o visto deve ser o último passo de todo processo da candidatura, e não pode ser emitido mais do que três meses antes do início do intercâmbio. Dentre as principais orientações, é necessário comprovar vínculos com o país de origem.

Segundo o assessor de Relações Internacionais da PUC Goiás, Paulo Gonzaga, o objetivo central da palestra foi o de possibilitar um contato dos estudantes com fontes fidedignas, além de socializar informações sobre o perfil de alunos visado por essas instituições. “É interessante o que aluno faz, também, fora de sala: voluntariado, participação em eventos e, é claro, o intercâmbio. O aluno que tem a iniciativa de vivenciar uma cultura diferente, está mais preparado para enfrentar a diversidade dentro de uma organização”, refletiu.

Informe-se

Informações sobre o processo e tipos de visto estão disponíveis no site oficial da Embaixada dos EUA: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/. A Embaixada também conta com diversos canais de comunicação em que os cidadãos brasileiros podem acessar: Embaixada dos EUA no Facebook (/EmbaixadadosEUA.br), Twitter (@EmbaixadaEUA), Instagram (@embaixadaEUA) e YouTube (/embaixadaEUA). O YouTube oferece uma série de vídeos intitulada Pode Perguntar que tiram as dúvidas mais frequentes sobre vistos.