Psicologia preventiva é tema de aula inaugural

Ainda pouco abordada, a psicologia preventiva foi tema de aula inaugural na PUC Goiás na noite desta quinta-feira (06). O psicólogo Xavier Serrano, da Espanha, comandou palestra para alunos de Psicologia, no Auditório 1 da Área 2, na Praça Universitária.

A visita de Serrano foi articulada pela profa. Tereza Cristina Rezende de Carvalho, docente do curso, que estudou com Serrano a ecologia dos sistemas humanos, uma assistência preventiva, clínica e em situações de crise individual, entre casais e em família.

De acordo com o psicólogo, esta é uma proposta de intervenção preventiva desde a gestação até a vida adulta. “O ser humano está destruindo a natureza, ao invés de usá-la a seu favor. Precisamos recuperar os espaços familiares, escolares, criativos, deixando o autoritarismo e a falta de comunicação entre as famílias”, defendeu.

Para ele, a psicologia preventiva pode ser um importante instrumento para a atuação do psicólogo junto às famílias. “A psicologia analisa que a causa da desumanização vem, em uma parte, da interação social e, de outra, das vivências da infância. Então, o psicólogo social, com consciência, pode alertar sobre as formas de agir”, frisa.

A coordenadora do curso de Psicologia, profa. Juliany Gonçalves, destaca o papel dos pais no atual contexto, visando o desenvolvimento dos filhos. Segundo ela, o objetivo da aula inaugural foi “promover esse debate sobre a psicologia preventiva, uma de nossas áreas de discussão.”

Fotos: Geovanna Lemes