Programações discutem docência na Filosofia

Três programações importantes reuniram acadêmicos e professores do curso de Filosofia da PUC Goiás. De 27 a 29 de março, foi realizada 13ª edição do  Colóquio de Filosofia, Educação e Cinema, no Auditório da Área 2, e no dia 27, o Cine-Filo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Colégio Lyceu de Goiânia, e no dia 29, o Café Filosófico com os alunos do Colégio Cecília Meireles.

Os eventos reuniram também alunos do IFITEG e dos cursos de Pedagogia, Administração, Direito PUC Goiás. No colóquio, organizado pela profa. Eliana Borges Fleury Curado com a coordenação do curso de Filosofia, foram debatidos temas importantes para a formação docente dos licenciados em Filosofia, tais como: Educação, Escola, Universidade e Formação para a vida em comum Segundo a professora Polliana Pires, coordenadora do curso, foi produtivo o debate de temas pertencentes a esfera filosófica e as exposições sobre a poética do espaço e a sensibilidade feminina.

Já no dia 27 de março, o Cine-Filo com a presença da profa. Ana Kelly Ferreira Souto coordenadora do subprojeto de Filosofia do PIBID/PUC Goiás e dos alunos bolsistas de Iniciação à Docência. O objetivo foi debater filosofia a partir da sétima arte. “Essa edição teve a participação dos alunos do 1° ano do Ensino Médio pertencentes ao colégio Liceu. Essa atividade é uma iniciativa de estimular os jovens a refletir, por exemplo, sobre o mundo e a tecnologia do cotidiano”, explicou Polliana.

E, no dia 29 de março, o curso realizou o Café-Filosófico do PIBID no Colégio Cecilia Meireles com a participação dos alunos do Ensino Médio pertencentes as três séries do colégio Cecília Meireles. O objetivo foi o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.