Medicina tem bom desempenho em avaliação nacional

O curso de Medicina da PUC Goiás conquistou bom desempenho na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), realizada em novembro do ano passado. Pelo conjunto dos resultados individuais dos 87 alunos que fizeram a prova, a instituição alcançou média de 99,6 pontos e está no nível adequado, que vai de 85 a 119 pontos. Nesta primeira edição da prova, participaram 22.086 estudantes de 233 cursos de todo o Brasil que estão no 2º ano da graduação. A Medicina da PUC Goiás obteve média superior à da região Centro-oeste – 98,8 – e de Goiás – 96,8.

A Anasem está prevista pelo Programa Mais Médicos e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). A prova, aplicada anualmente, é composta por 60 questões objetivas e três discursivas. Assim como outras avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia de correção usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A partir do ano que vem, a Anasem será aplicada também aos alunos do 4º ano, e em 2020 chegará aos do 6º ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no histórico escolar.

Os alunos que fazem a prova recebem o resultado para autoavaliação, que pode ser acessado pelo site anasem.inep.gov.br. O coordenador de curso recebe o resultado dos alunos de sua instituição, discriminado por série, competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz do exame, além da média de sua região e da média nacional.

(Com informações da Agência Brasil)