Referência em Direito Penal debate corrupção

Considerado o maior nome do Direito Penal na atualidade, o doutrinador Guilherme Nucci foi recebido pela Escola de Direitos e Relações Internacionais da PUC Goiás na noite desta quinta-feira (30). Em dois momentos, ele conversou com professores e palestrou aos acadêmicos que lotaram o Teatro PUC, no Câmpus V, sobre o tema Organização criminosa e corrupção: o destino do Brasil. Para Nucci, o país vive uma “mutação histórica, com a quebra da espinha dorsal de uma política muito mal feita”.

O jurista ponderou que as organizações criminosas brasileiras têm uma peculiaridade em relação às do restante do mundo: nascem e se desenvolvem dentro da própria administração pública. “Confesso que tinha dúvidas se tínhamos quadrilhas tão organizadas. E nós temos, infelizmente, e nas entranhas do poder. Nós temos esse fantasma que, na maior parte dos países, se dá fora do poder. Temos um Brasil escancarado de dentro para fora”, explicou.

A palestra foi organizada por meio de parceria entre a Escola e a Editora Gen, que publica os livros do jurista. A coordenadora pedagógica do Direito, profa. Eufrosina Saraiva, destacou a alegria da Escola em receber o doutrinador. “Ele é um dos maiores nomes de toda história penalista brasileira e o maior nome da atualidade”, definiu.

Para coordenador de Eventos da Escola, o prof. Frederico Gustavo Fleischer, a visita do doutrinador se soma aos esforços do curso em propiciar uma visão ampla sobre o Direito. “Queremos debate-lo não apenas como técnica jurídica, mas como hermenêutica, enquanto ciência social aplicada em todos os sentidos”, frisou.

A coordenadora do curso de Direito, profa. Neire Divina Mendonça, no atual contexto, o Brasil precisa que as informações sejam transformadas em conhecimento. “O prof. Nucci é alguém que pode nos auxiliar nisso. A Escola de Direito está muito feliz com sua visita”, declarou.

Professores

Antes da palestra aos alunos, o doutrinador se reuniu com os docentes da Escola de Direito. Em tom de bate-papo, respondeu perguntas e compartilhou seus posicionamentos sobre temas como a Operação Lava Jato e seus desdobramentos, como conduções coercitivas e delações premiadas. Também comentou sobre assuntos polêmicos, como as audiências de custódia e a lei de abuso de autoridade.

Currículo

Professor concursado da PUC-SP, onde atua na graduação, no mestrado e no doutorado, Guilherme Nucci pesquisa, principalmente, nas áreas de direito penal, direito processual penal, execução penal e na área da infância e juventude. É desembargador na Seção Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. No meio jurídico, atualmente um dos mais conceituados doutrinadores nas áreas do Direito Penal e Processo Penal.

Suas obras encontram-se entre as mais adotadas nos tribunais. No julgamento do mensalão suas teses foram citadas tanto pelo Procurador-Geral da República (PGR) na acusação como pelas defesas em suas sustentações, bem como pelos próprios ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No Julgamento do Impeachment seu Código de Processo Penal Comentado foi obra de referência.

Fotos: Wagmar Alves