Pibid reúne coordenadores de área e supervisores

A coordenação do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/PUC Goiás) reuniu no último sábado, 25, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), os coordenadores de área e supervisores do Programa. O intuito do evento foi propiciar um espaço de socialização e interlocução entre os professores, já que o Pibid contempla 320 acadêmicos bolsistas nos 11 subprojetos voltados aos cursos de licenciatura da universidade. Apenas neste ano foram divulgados dois editais que contemplam estudantes dos cursos de Matemática, Química e Física, que já iniciaram suas atividades,  e em abril será aberto um novo edital que oferecerá bolsas aos acadêmicos de Letras.

Instituído na PUC Goiás em 2010, o Pibid tem uma dupla finalidade. De acordo com a coordenadora institucional do Programa, profa. Marcilene Pelegrine Gomes, ele contribui para a formação do professor que atua na escola pública, além de ser um incentivo para a permanência deste aluno no ensino superior: “nós temos relatos de alunos que conseguiram se manter na universidade, por causa do Programa. O estudante recebe uma bolsa de 400 reais e, em contrapartida, deve participar de momentos de formação juntamente aos coordenadores de área e desenvolver atividades dentro da Escola, a partir do planejamento do professor supervisor”, pontuou.

Durante a reunião, os coordenadores apresentaram seus planos de trabalho deste ano que foram registrados pela coordenação institucional. A supervisora do Instituto de Educação Goiás (IEG), Ionara Marquetti, ressaltou que a escola pública necessita desta experiência, assim como os bolsistas aprendem muito com a sua inserção no ambiente escolar: “já recebemos alunos de cursos diversificados, mas concentramos mais os alunos do curso de Biologia. Nós temos um cronograma estabelecido e eles cumprem as ações propostas. Eles realizam palestras, dinâmicas de grupo e técnicas diversificadas para inovar a prática pedagógica”, ressaltou.

Fotos: Weslley Cruz