Aula inusitada inaugura semestre da Biomedicina

Desfile de fantasias, sorteios e exibição de um vídeo de formandos foram algumas novidades da 20ª Aula Inaugural da Biomedicina, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Em novo formato, e organizada pelo Centro Acadêmico em parceria com a Atlética do curso, os acadêmicos apostaram em uma didática inusitada e criativa para abordar temas de interesse do corpo discente, como calendário de eventos e roda de conversa sobre o cotidiano na universidade.

De acordo com a presidente do CA, Kamila Borges, o objetivo do evento foi o de promover uma aproximação entre professores e estudantes, de forma que os últimos sintam-se mais acolhidos no ambiente da universidade: “essa unificação de todos os períodos é muito importante para fazermos um curso mais forte”, pontuou. Os estudantes também realizaram uma competição de likes no Instagram para divulgar e promover a aula, convocando um número máximo de participantes.

O ponto alto do evento foi o desfile de fantasias que contou com a participação dos professores. Chaves, Malévola, Chapeuzinho Vermelho, mágica e comissária de bordo foram alguns dos personagens apresentados pelos docentes, bastante aplaudidos pelo público quando apresentaram suas performances. Para a coordenadora do curso, profa. Karlla Greick, a mudança de formato foi um pedido dos próprios estudantes que foi atendido e abraçado pelo corpo docente. “Nós aderimos e compartilhamos este momento alegre e fraterno com eles. Acredito que reforça o sentimento de pertença em relação ao curso e nós acreditamos que isso reflete lá na frente, no processo de ensino-aprendizagem”, refletiu.

O clima de integração e alegria despertou o interesse dos estudantes. A acadêmica Talyta Souza, do 9º período, disse que o momento serviu para “quebrar a barreira” com os professores. “Eles são iguais à gente, brincam e, assim, ficam mais acessíveis. Com essa interação, o relacionamento melhora, fica mais fácil conversar e tirar dúvidas”, opinou.

Para fechar as atividades, a doutora em Ciências da Saúde, profa. Karolina Matias, professora da PUC Goiás, proferiu palestra intitulada O papel do aluno no processo ensino-aprendizagem, ocasião em que abordou sobre as oportunidades oferecidas pela instituição, de forma que os alunos possam ter uma boa formação profissional ao longo da vida acadêmica. Com a duração de quatro anos e meio, o curso é ministrado no turno matutino, sendo, no último ano, em período integral, em função do estágio curricular.

Fotos: Weslley Cruz