Universidade treina voluntários

Com mais de mil voluntários cadastrados para as vagas oferecidas pelos programas de extensão da PUC Goiás, a coordenação de Extensão realiza nesta quinta-feira, 9, treinamento em três turnos de todos os inscritos sobre os programas e os projetos oferecidos pela instituição com enfoque na comunidade. O evento, realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, reuniu coordenadores da Pró-Reitoria de Extensão, acadêmicos e outros membros da comunidade universitária e antecede a divulgação dos alunos selecionados para as vagas.

De acordo com o coordenador de Extensão, professor Leônidas Albano, o objetivo é garantir treinamento e engajamento dos alunos em todos os projetos, independente das escolhas para o voluntariado. Até o final do ano, a universidade deve convocar todos os voluntários em um revezamento nas vagas disponíveis.

Para os selecionados no primeiro grupo, será oferecido treinamento nas atividades de cada programa e/ou projeto e sobre voluntariado. Segundo a coordenadora do Instituto Dom Fernando, Elizabeth Bicalho, o voluntariado é importante para a extensão e coloca os alunos em contato com a comunidade. “A própria busca do trabalho voluntário já mostra uma concepção de vida diferente”.

Como voluntário, o aluno tem diversos benefícios, como a ampliação do conhecimento acadêmico, descoberta de novas potencialidades, desenvolvimento pessoal e profissional, prática de cidadania participando na construção de uma sociedade mais justa e o fortalecimento do espírito de equipe. No final do semestre, será entregue certificado, que também conta como horas de atividades complementares.

Fotos: Weslley Cruz