Seminário dá início a eventos da Semana da Mulher na PUC Goiás

O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realizou ontem, por meio do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro), o seminário Mulheres: retrocessos sociais, desemprego e reforma previdenciária no Brasil, no Auditório 2D da Área 2, Setor Leste Universitário.

O evento abriu a programação especial da Semana de Luta pelos Direitos das Mulheres na universidade. “É um momento importante porque vemos em nosso dia a dia questões que geram impacto direto na vida das mulheres brasileiras, de forma especial nas mulheres negras, como subempregos, flexibilização de trabalho e o assédio, que ainda é algo pouco falado”, explicou a representante do PDH, professora Núbia Simão.

Para o seminário, além de falas de mulheres representantes de diversas esferas, a programação contou com apresentações culturais, exposições e a distribuição de cartilhas.

No evento, questões muitas vezes ignoradas foram discutidas e problematizadas. A discussão impactou representates de movimentos ligados aos direitos das mulheres e ao combate ao racismo, mas também a acadêmicos e professores que participaram da ação. “A maior taxa de desemprego hoje, no Brasil, é de mulheres negras. A menor renda também. Não é, portanto, uma luta rápida. Deve ser algo constante”, ponderou a coordenadora do Proafro, Janira Sodré. Ao contextualizar o momento histórico atual do país e da conjuntura global, Janira citou o avanço de forças conservadores em campos como a política e a religião, além de defender a importância da militância combativa.

A programação especial de eventos continua durante toda a semana. Veja aqui a lista completa.

Fotos: Geovanna Lemes