Semana da mulher será marcada por debates

Na PUC Goiás, a Semana de Luta pelos Direitos das Mulheres será marcada por debates promovidos e apoiado pelos programas que integram a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da universidade.

Neste segunda-feira, 6, ocorre o seminário Mulheres: retrocessos sociais, desemprego e reforma previdenciária no Brasil, a partir das 19 horas, no Auditório 2D, na Área 2, na Praça Universitária. O objetivo é discutir e aprofundar sobre as perdas de direitos das mulheres na conjuntura atual, como: desemprego, reforma previdenciária, impacto na vida das mulheres empobrecidas e mulheres negras.

Já no dia 08 de março, o Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisas (Pimep) realiza a palestra sobre assédio sexual nas relações de trabalho, a partir das 18 horas, no Auditório 1G da Área 1.

Ainda na quarta-feira, a coordenadora do Pimep, profa. Gabriella Assumpção Alvarenga participa de Sessão Solene na Câmara Municipal de Goiânia, a partir das 9 horas. Um pouco antes, às 7h15, a professora Sílvia Bedda participa do café da manhã Histórias Cruzadas, debates e reflexões, que trará a discussão sobre a situação feminina frente aos preconceitos. A atividade será realizada com alunos da disciplina de estágio do curso de Serviço Social da universidade e é uma parceria entre o PDH e a coordenação do curso.

No sábado, 11, o Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) promove a roda de conversa Mulheres Negras: subversão dos lugares de subalternidade. A programação ocorre na Sala do programa, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, Setor Leste Universitário, a partir das 10 horas. O objetivo é dialogar sobre o empoderamento das mulheres negras e lideranças comunitárias, participação social, escolarização e ocupação de profissões liberais, de espaços de decisão e outros deslocamentos sociais.

As atividades serão encerradas na próxima segunda-feira, 13, com a roda de conversa Profissional, Mãe, Mulher: conquistas e perspectivas para a modernidade, a partir das 20 horas, na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da PUC Goiás, no Câmpus II. A atividade é conjunta entre o Programa de Direitos Humanos (PDH) e os programas: Interdisciplinar da Mulher – Estudos e Pesquisas (Pimep), de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) e de Educação e Cidadania (PEC).