PUC Goiás e o pontificado do papa Francisco: influência e presença na universidade

A PUC Goiás recebeu o título de pontifícia em 2009, concedido pelo papa Bento XVI. Desde então, a instituição caminhou com a Igreja Católica, especialmente durante o pontificado do papa Francisco, seguindo suas orientações na vida acadêmica, no compromisso social e no engajamento pastoral.

A PUC Goiás participou de todas as iniciativas lançadas pelo papa Francisco no âmbito educacional. Durante o Congresso Mundial, promovido pela Congregação para a Educação Católica, realizado em 2015, no Vaticano, com o tema “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”, o papa Francisco ressaltou o papel das instituições católicas na inclusão e na educação para a misericórdia. No evento, esteve presente o então reitor, professor Wolmir Amado.

No Congresso, o papa destacou a importância de levar o ensino às periferias e criticou a educação restrita a camadas sociais privilegiadas. Esse discurso influenciou diretamente a PUC Goiás, que reafirmou seu compromisso com a inclusão social.

Em 2019,  a Universidade refletiu junto com as demais escolas católicas da Arquidiocese sobre a mensagem da exortação apostólica Christus Vivit (Cristo Vive). O documento, dirigido especialmente aos jovens, reafirma a importância da educação católica na formação de valores e identidade cristã. Durante o evento, também foi anunciado o Congresso Internacional Acordo Brasil-Santa Sé, realizado na PUC Goiás para discutir a relação entre o Estado e as instituições religiosas.

Em 2020, em uma ação de caridade do santo padre, o hospital-ensino da PUC Goiás, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, recebeu equipamentos para ampliar sua estrutura de atendimento a pacientes da covid-19. Três ventiladores mecânicos e um ultrassom portátil foram entregues à unidade, reforçando a solidariedade entre Brasil e Vaticano no enfrentamento à pandemia.

Já em 2021, o papa Francisco nomeou dom João Justino de Medeiros Silva como novo arcebispo de Goiânia. A mudança teve impacto na PUC Goiás, uma vez que o arcebispo exerce papel fundamental na orientação pastoral da universidade e é nosso grão-chanceler. Ele assumiu o lugar e o legado de dom Washington Cruz.

Em 2023, o papa Francisco recebeu no Vaticano cerca de três mil representantes das Pontifícias Universidades e Instituições romanas, incluindo reitores, professores e alunos. Em seu discurso, ele destacou a importância das universidades católicas como espaços de harmonia entre diferentes saberes e perspectivas. A PUC Goiás, como uma instituição pontifícia, tem seguido essa diretriz ao promover um diálogo entre a fé e a ciência.

Em 24 de novembro de 2023, a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, e o padre David Pereira de Jesus participaram de uma audiência especial com o papa Francisco em Roma. Na ocasião, entregaram um conjunto de 12 obras do artista e professor Tai Hsuan-An, organizadas em um estojo especial produzido pela profa. Zenilda Taniguti, ambos do curso de Design da universidade. A iniciativa fez parte do Congresso de Pastoral Universitária, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação, reforçando a conexão da PUC Goiás com o Vaticano.

Ao longo do pontificado do papa Francisco, a PUC Goiás tem reafirmado seu compromisso com os valores da educação católica, a formação para o humanismo integral e a inclusão social, comungando com às diretrizes papais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Leia mais: Nota de pesar pelo falecimento do papa Francisco

Leia mais: Papa Francisco: um legado para a educação

Leia mais: PUC decrata luto de 9 dias