Diretor de avaliação da Capes compartilha diretrizes do próximo quadriênio na PUC Goiás

O diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prof. Antônio Gomes de Souza Filho, ministrou na tarde desta sexta-feira, 21 de março, nas Salas Multiuso da Área 4, palestra intitulada Avaliação de permanência 2021-2024 e as perspectivas para o próximo ciclo avaliativo da pós-graduação no Brasil. 

A atividade, destinada aos coordenadores e docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade, faz parte de um ciclo formativo promovido pela Capes em instituições de ensino superior do País.

Essa interação direta entre a Coordenação e as IES foi um ponto destacado pelo prof. Antônio. “É essencial visitar as universidades e dialogar sobre os avanços da avaliação. Estamos divulgando os documentos orientadores do próximo ciclo e promovendo um entendimento aprofundado sobre as mudanças, permitindo que os programas se apropriem das diretrizes ao longo dos próximos quatro anos”, explicou.

O diretor destacou que o histórico da pós-graduação brasileira é de grande sucesso e que esse avanço se deve à avaliação criteriosa e ao aprimoramento constante do modelo. “A avaliação é fundamental para garantir a qualidade da pós-graduação no Brasil, não apenas na abertura de novos programas, mas também na regularidade dos critérios de financiamento e na busca pela excelência acadêmica”, refletiu.

Empenho institucional 

O evento reforçou a importância da preparação estratégica para o próximo ciclo avaliativo e o compromisso da PUC Goiás em alinhar seus programas às exigências da Capes, fortalecendo a pesquisa, a formação de recursos humanos qualificados e a inovação científica.

Dentro desse contexto, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, professora Priscila Valverde, informou que a universidade se encontra no encerramento do ciclo 2021-2024 com os dados já coletados e em fase final de refinamento.

“Estamos no momento do fechamento da  avaliação quadrienal. Os dados já foram coletados e falta enviar para a Capes. O prazo para envio desta primeira etapa é até o dia 31 de março, com um período adicional de 30 dias para o envio dos destaques, como teses e artigos de maior relevância”, explicou.

A profa. Priscila também ressaltou que a instituição já trabalha com alguns dos principais pilares do próximo ciclo avaliativo (2025-2028), antecipando-se às mudanças propostas pela Capes. “Três pontos fundamentais foram abordados e já são trabalhados pela universidade: a inclusão de jovens doutores, o incentivo à ciência aberta e às boas práticas, e o estímulo à inovação, fortalecendo a relação entre os programas de pós-graduação e a indústria”, afirmou.

Atualmente, a PUC Goiás possui 11 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo seis deles com mestrado e doutorado e cinco com mestrado. Segundo a pró-reitora, um dos objetivos institucionais é elevar a nota dos programas que ainda não atingiram o conceito 4, requisito essencial para a abertura de cursos de doutorado. Vale destacar que os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Ciências Ambientais e da Saúde possuem o conceito máximo nacional (nota 5).

 

Fotos: Weslley Cruz