Aula inaugural de Jornalismo e Publicidade debate comunicação estratégica

Os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás realizaram, nesta segunda-feira (17), a Aula Inaugural 2025, reunindo calouros e veteranos para um debate inspirador sobre o tema “Comunicação Estratégica: Conexões que Transformam”. O evento aconteceu no Teatro PUC, com uma programação que incluiu abertura musical e uma mesa-redonda com grandes nomes do mercado.

Entre os convidados estavam Ciro Ribeiro, fundador da Enredo Brand Innovation e especialista em Branding e Marketing Estratégico; Ana Paula Kasane, sócia-diretora da Kasane e especialista em Comunicação Corporativa e Eventos; e Juliana Perez Teles, jornalista e fundadora da Targ Comunicação, referência em Assessoria de Imprensa e Marketing de Influência. Os profissionais compartilharam suas experiências e insights sobre o impacto da comunicação na sociedade e no mercado.

A atividade marcou o início do semestre acadêmico e reforçou a importância da conexão entre teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios da profissão. A Aula Inaugural foi uma oportunidade para que os alunos conhecessem diferentes áreas de atuação e ampliassem suas redes de contato desde os primeiros períodos do curso.

Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a professora Luciana Serenini destacou a importância do evento para a formação dos futuros profissionais. “Eu acho que é fundamental nós entendermos que preparamos pessoas para atuar no mercado, um mercado que o goiano cada vez mais tem crescido e tem as suas particularidades. Hoje, além de rolarmos no mercado de Goiás, atendemos contas nacionais em alguns casos. Os alunos percebem que estão em uma cidade que está cada vez mais aberta à tecnologia da comunicação e à preparação para competir nacional e internacionalmente. Momentos como esse são fundamentais para que eles possam vislumbrar um futuro com uma perspectiva cada vez mais importante e interessante.”

A professora também destacou o papel dos estudantes na organização da atividade. “A docência nos ensina que a sala de aula se extrapola quando colocamos os alunos para fazerem e aprenderem na prática. Até mesmo na organização de um evento, os alunos vão aprendendo tudo o que vão enfrentar no mercado, encontrando soluções criativas para os desafios.”

A estudante Natália Froes, do segundo período de Publicidade e Propaganda, também ressaltou a importância da experiência. “Eu sou apaixonada por eventos, principalmente dentro da nossa área. Acredito que isso abrange conhecimentos e áreas que ainda não conhecemos e podemos explorar. Achei incrível poder criar conexões e compartilhar experiências. A criatividade está muito ligada a referências, e momentos como esse nos ajudam a ampliar nosso portfólio intelectual para criar campanhas mais criativas e impactantes.”

Durante a mesa-redonda, os palestrantes compartilharam suas trajetórias e deram dicas aos futuros profissionais. Juliana Perez Teles ressaltou a importância de manter a mente aberta para diferentes experiências e estar sempre atualizado. Ela contou que, inicialmente, queria seguir a carreira na televisão, mas acabou se encontrando no trabalho digital. Já Ciro Ribeiro destacou a relevância do estudo sobre temas variados, como a revolução digital e a inteligência artificial, além da importância do comprometimento desde a fase do estágio até a atuação profissional.

O evento consolidou-se como um momento de aprendizado e inspiração para os estudantes, reforçando o papel da universidade na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de comunicação.

Fotos: Wagmar Alves