Reitora recebe visita do embaixador do Chipre

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, recebeu nesta quarta-feira, 19, a visita do embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou. O diplomata esteve acompanhado do assessor de Relações Internacionais da PUC Goiás, professor Paulo Gonzaga, e de representantes do Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás: Lucas Vieira, egresso da universidade, e Gabriela Amui, estudante de Relações Internacionais da PUC.
Durante o encontro, o embaixador apresentou uma proposta de acordo entre a PUC Goiás e a Universidade de Chipre, com o objetivo de iniciar um diálogo e estabelecer conexões acadêmicas entre as duas instituições. O professor Paulo Gonzaga destacou a importância dessas parcerias para o processo de internacionalização da universidade. “É um novo parceiro, novas perspectivas, a possibilidade de identificar áreas de interesse em comum e ampliar oportunidades para nossa comunidade acadêmica”, afirmou.
A visita faz parte da agenda oficial do embaixador em Goiás, onde já se reuniu com outras autoridades do Governo Estadual. O objetivo da missão diplomática é fortalecer as relações bilaterais entre o Chipre e o estado.
Brasil e Chipre mantêm relações diplomáticas desde 1966. Vasilios Philippou ocupa o cargo de embaixador do Chipre no Brasil desde 2023 e já esteve em diversas cidades e estados brasileiros, incluindo visitas a PUC Minas e a PUC do Rio Grande do Sul. A República do Chipre está localizada no Mar Mediterrâneo, próxima à Turquia, Síria e Líbano, e é membro da União Europeia desde 2004.
Fotos: Wagmar Alves