Wolmir Amado recebe homenagem da PUC ao anunciar aposentadoria

A Reunião de Gestores da PUC Goiás, realizada na manhã desta quinta-feira (30), foi marcada por um momento de emoção e reconhecimento. O professor Wolmir Therezio Amado, ex-reitor da universidade e ex-secretário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), foi homenageado por colegas e ex-companheiros de gestão, recebendo uma calorosa salva de palmas de pé dos presentes.

Com quase quatro décadas dedicadas à instituição, o professor Wolmir ouviu os discursos de gratidão e admiração de ex-colegas da Reitoria, que relembraram momentos de parceria, desafios superados e a sua marcante contribuição para a PUC Goiás.

A professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, recordou quando foi convidada por ele a integrar a gestão da universidade, em 2010. “Ser chamada para um cargo de gestão por alguém que vê o mundo além do presente é algo raro. Ele é um gestor diferenciado, corajoso, que sempre acreditou no potencial das pessoas. Hoje, só posso agradecer por tudo que ele fez pela PUC e por todos nós”, declarou.

A professora Sônia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, destacou os 40 anos de convivência e o impacto do professor Wolmir na trajetória da universidade. “A nossa caminhada sempre foi de aprendizado mútuo. Em meio a desafios institucionais, ele teve a coragem de seguir adiante, sempre buscando o crescimento da universidade. Seu legado está nos colegas, nos estudantes e nos egressos, que constantemente fazem referência à sua gestão”, afirmou.

Já a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás e sua vice-reitora por muitos anos, falou da longa amizade de quase 45 anos e da caminhada conjunta na universidade. “É uma vida inteira de partilhas, marcada pelo compromisso com o Evangelho e a missão educativa. A sua trajetória se confunde com a história da PUC Goiás. Tantas foram as dificuldades e desafios, mas ele sempre cumpriu sua missão com ombros largos e coração generoso. Hoje, nossa gratidão é imensa”, disse.

Emocionado, o professor Wolmir agradeceu a homenagem e releu a carta de despedida enviada aos colegas no último dia 6 de janeiro, quando formalizou sua aposentadoria. No texto, ele relembrou sua trajetória na universidade, iniciada em 1986, e destacou sua gratidão por tudo que viveu na PUC Goiás. “Aqui, cresci em consciência e modulei a própria alma. Aqui, pude empreender, criar e testemunhar grandes transformações. Agora, após reflexão e discernimento, encerro este ciclo com imensa gratidão”, escreveu.

A homenagem marcou um momento de despedida e celebração de uma trajetória que se confunde com a história da PUC Goiás. O professor Wolmir deixa um legado de dedicação, inovação e compromisso com a educação, reconhecido por toda a comunidade acadêmica.

Fotos: Wagmar Alves