Estudante da PUC Goiás tem documentário selecionado para festival internacional

O documentário “Órfãos do Imperador”, produzido por Thiago Alonso, estudante de Jornalismo pela PUC Goiás, foi selecionado para a etapa inicial do Lift-Off Film Festival, um renomado festival internacional dedicado a cineastas independentes. A obra, que foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda o movimento monarquista no Brasil e os desafios de restaurar a monarquia no século XXI.

Thiago, de 23 anos, conta que o projeto foi idealizado não apenas como uma exigência acadêmica, mas como uma oportunidade de explorar sua criatividade e produzir algo que pudesse abrir portas em sua carreira. “Eu queria fazer algo além de um trabalho de graduação, algo que me alçasse para outras possibilidades. Por isso, investi muito em estética, pesquisa e dedicação”, explica o cineasta.

Com orientação da professora Eliani Covem, Thiago iniciou a pesquisa e produção do documentário em fevereiro de 2024, conciliando a gravação com a escrita da monografia. O trabalho contou com entrevistas realizadas em Goiânia, Abadiânia e Anápolis, além de um esforço investigativo que incluiu pesquisas sobre movimentos monarquistas na internet e tentativas de contato com membros da família imperial brasileira. “Foi uma experiência intensa e enriquecedora, em que pude vivenciar o jornalismo investigativo de forma prática”, relata.

Apesar dos desafios financeiros e logísticos, Thiago utilizou recursos próprios para a produção, gravando com o celular e contando com a ajuda de colegas para equipamentos de áudio. “Foi trabalhoso, mas muito gratificante. Adorei fazer e espero continuar nessa área no futuro”, afirma.

Reconhecimento internacional

A seleção para o Lift-Off Film Festival, realizado em Toronto, é motivo de grande orgulho para o jovem cineasta. O festival, realizado em etapas, conecta cineastas independentes de todo o mundo e serve como porta de entrada para eventos maiores. Na primeira fase, os filmes competem em uma votação online, com os mais votados avançando para as próximas etapas. “Mesmo que eu não passe, estar entre filmes internacionais já é uma conquista enorme. É algo que eu jamais imaginaria”, celebra Thiago.

Thiago planeja divulgar o documentário no YouTube após o circuito de festivais, com o objetivo de alcançar um público mais amplo. Enquanto isso, ele continua explorando possibilidades na área audiovisual, inspirado pela experiência transformadora que teve ao produzir “Órfãos do Imperador”.

Veja o trailler aqui.