Incubadora encerra atividades de 2024 com palestras sobre gestão de projetos

A Incubadora de Empresas realizou na noite desta quarta-feira, 11 de dezembro, em sua sede na Área 3, duas palestras sobre gestão de projetos e empreendedorismo ministradas por representantes do Project Management Institute (PMI) e Sebrae Goiás.

O evento, destinado aos gestores dos projetos incubados, fechou as atividades de 2024 chamando atenção dos participantes sobre a importância do planejamento. De acordo com o coordenador da Incubadora, prof. Leônidas Albano, a proposta foi trazer as duas maiores referências nas temáticas discutidas a fim de concretizar as ideias dos incubados.

“A maioria dos incubados é do primeiro ciclo, um ciclo de ideação, ou seja, é quem tem ideia, projeta, mas ainda não está em execução. E neste primeiro ciclo a tônica maior é sobre empreendedorismo, já no segundo o foco é a inovação. Para eles, a presença do Sebrae pode ser um despertar na visão do projeto que eles têm e o PMI traz ferramentas que podem fazer que tudo isso se torne uma realidade”, explicou.

Balanço

O prof. Leônidas também ressaltou que a Incubadora fecha suas atividades do ano com um balanço positivo. Em relação aos principais destaques, ele destacou a criação do programa de incubação; a divulgação da iniciativa em todas as escolas da PUC; a diversidade de projetos incubados (tanto oriundos da comunidade acadêmica e sociedade em geral); a divulgação de novos editais com a colaboração de parceiros, a participação nos maiores eventos de inovação de Goiás: a COPs Party e a Campus Party Goiás e a presença do programa de voluntariado dentro da Incubadora e da Agência de Inovação.

“Conseguimos também trazer recurso institucional para poder trazer mais sustentabilidade financeira para o ano que vem. Para 2025 temos novidades já completamente alicerçadas, fundadas em recurso também. A gente conseguiu criar uma situação de fundamentação, de primeiro passo e, a partir daqui, é construir sobre esse alicerce, fazer com que esse programa de fato exista, que ele seja de fato importante para as ideias, para os projetos e aí ir criando outras comunidades”, completou.

Parceria

O evento contou com apoio da Agência de Inovação, que caminha ao lado da Incubadora. Coordenador da iniciativa, o prof. Ricardo Machado destacou a relevância das temáticas discutidas no evento.

“O projeto de inovação tem como característica gerar negócios ou produtos que são únicos, inovadores, únicos, muitas vezes eles não existem nas características que são apresentadas ao mercado e que precisam ser desenvolvidos rapidamente. Essa é a característica deles, se não for rápido, a concorrência chega primeiro. Então a área de gerenciamento de projetos é essencial para projetos dessa natureza, para negócios dessa natureza, de que geram produtos inovadores”, refletiu.

Palestrantes

O PMI Goiás esteve representado no evento pelo seu presidente, Ivan Lourenço. Em sua explanação, ele abordou as boas práticas que a organização fomenta há mais de 50 anos em capítulos espalhados em todo o mundo.

“A gente traz um pouco dessa percepção da interligação entre inovação, gestão, boas práticas, e acreditando que o uso dessas boas práticas dentro do mercado, e o uso dessas boas práticas dentro da capacitação dessas incubadoras ajudam a maximizar o sucesso delas”, destacou.

Por parte do Sebrae, a palestrante foi a analista de inovação, Emília Rosângela. Na ocasião, ela discutiu sobre o impacto da gestão de projetos no empreendedorismo.  “Empreendedorismo é você identificar uma oportunidade ou um problema e tentar resolver ou aproveitar essa oportunidade. Então, se não tiver gestão, você pode ter o melhor projeto, que você não consegue chegar ao seu objetivo final”, atentou.

Fotos: Weslley Cruz