Incubadora de Empresas e Agência de Inovação movimentam discussões da Campus Party Goiás
A Incubadora de Empresas e a Agência de Inovação da PUC Goiás estiveram no foco das atenções do Palco HUB Goiás na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, com palestras proferidas pelos professores Leônidas Albano e Ricardo Machado, na programação da Campus Party Goiás 4.
Coordenador da Incubadora, o prof. Leônidas trouxe ideias sobre como criar novas startups em justa medida, filosofia de Santo Agostinho baseada em São Francisco de Assis, que traz uma ideia de propósito, sustentabilidade e inovação acessível.
Considerando que as empresas devem pensar no impacto social e ambiental dos seus negócios e levar em consideração a dignidade humana, o docente discutiu sobre o papel da tríplice hélice, que traz a relação entre universidade, indústria e governo.
“A partir dela (a tríplice hélice), a gente consegue estabelecer isso no mercado de uma maneira mais longeva, ou seja, mais sustentável. Então, o objetivo foi, um pouco, provocar, trazendo a identidade da própria PUC e da filosofia de Santo Agostinho um fundamento que hoje parece que é novidade, mas, na verdade, já faz parte do conhecimento da nossa Igreja e da nossa própria universidade”, refletiu.
Proposta
Com um processo cíclico, aberto e inclusivo, a Incubadora de Empresas da PUC Goiás tem um corpo de experts que oferece tutoria, mentoria e consultoria aos empreendedores, além de oferecer uma infraestrutura física com laboratórios, espaços compartilhados de trabalho, espaços de eventos e de organização de reuniões que ficam à disposição das empresas incubadas.
“A gente trabalha tudo isso dentro de uma ideia de inteligência de mercado, fazendo com que tudo se transforme em dados e, a partir da análise desses dados, a gente consiga orientar melhor novas propostas de startups, mas também de captação de recursos. É uma estrutura que realmente está à disposição e aberta para todo aquele que pensa em criar um novo negócio, seja de uma ideia empreendedora, sem inovação, num primeiro momento, ou uma ideia já inovadora, desde o início”, completou.
Estudante do curso de Engenharia da Computação, João Marcelo Barbosa e seu grupo de colegas buscaram na Incubadora um caminho para aprimorar sua ideia de negócio. De olho nas discussões sobre tecnologia e inovação da Campus Party, eles estavam atrás de inspirações para seus projetos.
“Nossa proposta é facilitar e automatizar o serviço do garçom para com o cliente a partir da junção entre hardware e software. É o primeiro dia que estamos aqui, com certeza será uma boa experiência”, ensejou.
Agência de Inovação
Coordenador da Agência de Inovação, o prof. Ricardo Machado abordou a contribuição da PUC Goiás para o ecossistema de inovação do estado de Goiás. “Nós mostramos como que isso pode ser desenvolvido internamente, através de recursos da própria universidade ou de parcerias com outras entidades que nos auxiliam nesse processo de capacitação do empreendedor até que o seu produto esteja pronto para ir para o mercado em escala comercial”, descreveu.
Ele também explicou que o trabalho da Agência vai muito além de considerar as diretrizes curriculares do Ministério da Educação, as demandas e os conceitos profissionais das entidades de classe: seu papel é trazer as tendências de inovação do setor produtivo em Goiás, no Brasil e no mundo para dentro da universidade.
“Muitas vezes nós fazemos isso através de formações complementares, mentorias, seminários, workshops e capacitações que acontecem, tipicamente, lá nos vários ambientes do Hub de Inovação. E o Hub entra nesse contexto também no sentido de disseminar a onda inovadora para todas as escolas da PUC e isso já vem acontecendo”, observou.
Um exemplo dessa dinâmica analisada pelo professor foi a realização de hackathons (maratonas de tecnologia) por quase todas as escolas da PUC dentro da programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação deste ano.
“A Agência tem interesse que esse movimento seja descentralizado e disseminado por toda a universidade. Então, hoje, o momento especial da universidade é de compreensão desse ambiente transformador da inovação tecnológica e de inclusão dessa compreensão dentro dos nossos programas de capacitação e de transformação rápida dos nossos programas de capacitação em todos os níveis, desde aqueles de qualificação de carga horária curta, passando por vários tipos de outros programas de formação, até o programa de doutorado e pós-doutorado”, concluiu.
A Campus Party Goiás 4 teve início no último dia 27 de novembro e continua até o dia 1º de dezembro no estacionamento do Passeio das Águas.
A programação pode ser conferida neste link.
Fotos: Weslley Cruz