PUC Goiás participa do Printer Chef 2024

A PUC Goiás atua na curadoria do Printer Chef 2024, primeira competição de gastronomia com alimentos bioimpressos em 3D do mundo, realizada dentro da programação da Campus Party Goiás 4, que iniciou nesta quarta-feira, 27 de novembro, e continua até domingo, 1º de dezembro, no estacionamento do Passeio das Águas.

Está à frente do evento o curso de Gastronomia da instituição, que conta com estudantes competidores, egressos jurados e membros do corpo docente que compõem a comissão organizadora do concurso.

Coordenadora do curso de Gastronomia, a profa. Cristiane Souza pontuou que além de revelar talentos a parceria traz visibilidade ao trabalho formativo realizado pela universidade. Vale destacar que, em 2023, a egressa Giovanna Coradini foi a vencedora da etapa de Goiás e da edição nacional do Printer Chef e, de olho nesse histórico, o colegiado almeja conquistar o bicampeonato.

“A fórmula certa a PUC tem e por ser um curso com a teoria atrelada à prática, é por isso que talvez as premiações venham sempre da universidade. Os estudantes não têm medo de se inscrever em concursos, porque nós fazemos isso de forma interdisciplinar, com convidados jurados de fora, dentro da matriz curricular, então os acadêmicos já adquirem essa bagagem lá dentro”, analisou a coordenadora.

Idealizadora do projeto

As primeiras eliminatórias da tarde desta quinta-feira, 28, foram prestigiadas pela idealizadora do Printer Chef, Ângela Oliveira, pesquisadora de novas tecnologias.

“Meu objetivo é trazer novas soluções para os antigos problemas. E aí, estudando, eu entendi que existia uma coisa chamada bioimpressão de alimentos, que é feita a partir das células-tronco dos animais, mas sem precisar matar os animais, por exemplo. Imagina um mundo onde você consegue dar anestesia no animal, fazer uma biópsia, levar para o laboratório, isolar a proteína, expandir e imprimir um bife de picanha.?! Isso já é uma realidade. Daí eu fiquei encantada e trouxe isso para a Campus Party. O Printer Chef é uma ideia divertida de mostrar às pessoas que existem outras formas de se alimentar”, relatou Ângela.

Na dinâmica do concurso, os competidores participam de um workshop sobre a bioimpressão de alimentos para, em seguida, criarem seus pratos. Nas primeiras eliminatórias o dever é criar um prato principal a partir dos insumos disponibilizados, além de compor toda a criação com um alimento bioimpresso na hora. Quatro competidores participam de cada eliminatória que classifica apenas um candidato. Todos os pratos são apreciados por uma comissão de jurados que avalia diversos requisitos, entre eles, sabor, apresentação, limpeza do prato,  etc.

As primeiras eliminatórias ocorrem na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, com competidores de diversas IES. O vencedor, que será anunciado no dia 30 de novembro, ganhará um estágio no Restaurante Famu, de Goiânia, além de classificado para a próxima etapa da competição.

Além da PUC Goiás, o Printer Chef conta com parceria da 3D Biotechnoly Solutions e da Royal Chef Moda Gastronomia.

Fotos: Weslley Cruz