Curso de Psicologia ministra oficinas de saúde mental no CEPI Pré-Universitário

Cerca de 42 estudantes do curso de Psicologia da PUC Goiás ministram nesta quinta-feira, 21, a partir de 7h30, seis oficinas que abordam a temática da saúde mental no Colégio Estadual Pré-Universitário (CEPI Pré-Universitário), no Setor Leste Universitário.

A ação, que integra a programação institucional alusiva à 8ª edição da Jornada Mundial dos Pobres, é uma iniciativa da turma de Psicologia do Desenvolvimento da Segunda Infância à Juventude, disciplina lecionada pela profa. Camila Costa e Silva.

De acordo com a docente, a proposta de intervenção vem ao encontro de uma demanda da coordenação da escola a fim de solucionar dificuldades dos estudantes (em sua maioria pré-adolescentes na faixa etária de 11 anos) relacionadas às soluções de conflitos, bullying e demais questões relacionadas às habilidades sociais.

“A partir disso, montamos oficinas que vão trabalhar empatia, identificação das emoções em situações de conflito, como ter uma comunicação mais assertiva com o outro e como se organizar nas atividades escolares ou do dia a dia. Inclusive, em uma das oficinas, o tema é respeito. Então, a gente tem oficina para emoções, para respeito, para empatia, para autocontrole também, realizando atividades com escrita e ensinando técnicas de respiração e relaxamento para se autorregular”, informou.

Sobre a temática do bullying, o grupo desenvolverá dinâmicas de grupo, acompanhadas de rodas de conversa a partir do que foi experimentado em cada situação proposta. Todas as oficinas serão realizadas no pátio, auditório e salas de aula do colégio, alcançando 80 estudantes do CEPI.

Programação completa

A 8ª edição da Jornada Mundial dos Pobres é uma resposta da universidade ao chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o acolhimento e a escuta das pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5), a série de eventos mobiliza toda a comunidade acadêmica para refletir sobre o cuidado com os pobres, além de propor apoio concreto aos mais necessitados, como a campanha de arrecadação de alimentos, roupas, itens de higiene e brinquedos vigente até o mês de dezembro. Mais informações podem ser obtidas neste link. 

A programação completa da Jornada pode ser conferida no cartaz abaixo.