Estudantes conquistam vaga inédita para etapa latino-americana de competição de programação
No último sábado, 9 de novembro, estudantes do curso de Ciências da Computação da PUC Goiás obtiveram uma conquista histórica durante a fase nacional do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior e mais prestigiada competição universitária de programação do mundo. Após cinco intensas horas de prova, os estudantes Ricardo Vieira, João Guilherme e Lucas Gabriel alcançaram a nona colocação nacional, sendo declarados campeões da Região Centro-Oeste e recebendo a medalha de bronze na competição, realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa.
Com o resultado, a equipe garantiu uma vaga para representar a PUC Goiás e a Região Centro-Oeste na fase latino-americana do ICPC, que ocorrerá em março de 2025 em Salvador. “Esse resultado é emblemático para a instituição, pois demonstra que nossos alunos estão em um patamar competitivo de alto nível, ao lado de universidades renomadas como USP, UNICAMP e UFMG,” destacou o professor Alexandre Ribeiro, orientador do grupo.
A jornada dos alunos até o pódio contou com apoio fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e treinamento com o ex-aluno da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gustavo Leal, que agora é mestrando na instituição. A primeira fase da maratona brasileira, que envolveu 880 equipes, selecionou apenas 65 times para a final nacional. Destes, os estudantes da PUC Goiás se destacaram com um desempenho exemplar na solução de desafios algorítmicos e problemas complexos de programação.
O ICPC promove não apenas a excelência em algoritmos, mas também o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação, estimulando talentos em programação de todo o mundo. A competição opera sob a Association for Computing Machinery (ACM) e se desdobra em várias etapas regionais em oito campeonatos distintos, sendo uma delas o Campeonato Latino-Americano, próximo destino dos estudantes da PUC Goiás na disputa por um lugar na fase mundial.
A última etapa do ICPC será a fase internacional, ainda sem data definida, na qual os melhores times das etapas regionais terão a oportunidade de competir entre os melhores do mundo.