PUC Goiás anuncia avanços na rede com modernização do Data Center
A PUC Goiás acaba de concluir uma etapa importante no Projeto de Modernização do Data Center, com a Divisão de Tecnologia da Informação implementando, durante o feriado, mudanças significativas na infraestrutura de rede. Essas atualizações começaram ainda no ano passado e visam garantir benefícios diretos para a comunidade acadêmica e administrativa da universidade.
Já foram realizadas duas fases do projeto, com aporte de cerca de 3,5 milhões de reais. Na primeira, foi realizada a atualização de servidores e softwares de operação, incluindo a aquisição de servidores de alta performance e softwares modernos de backup e virtualização. Já a segunda fase concentrou-se na infraestrutura de rede, com a instalação de novos switches e firewall, substituição de enlaces ópticos e outros aprimoramentos. Com isso, a rede da PUC Goiás foi estruturada em anéis que agora operam a uma velocidade de 25 Gbps, permitindo uma capacidade de transmissão de dados muito superior aos antigos 1 Gbps.
A modernização já traz uma série de benefícios para a comunidade da PUC Goiás, incluindo novos serviços como telefonia IP, monitoramento de segurança com câmeras IP e reconhecimento facial em catracas. No dia a dia, alunos, professores e equipe administrativa já podem notar um desempenho mais rápido em sistemas como SOL, SGA, SGCP e SAF, além de uma navegação mais fluida na internet. Segundo o coordenador da Divisão de Tecnologia de Informação, Dinailton José da Silva, as melhorias também incluem uma maior eficiência nos processos de manutenção e backup dos servidores, reduzindo o tempo de eventuais indisponibilidades e aumentando a segurança com um firewall de última geração.
A comunidade acadêmica passa a desfrutar de uma conexão de internet mais veloz, com uma saída que já subiu de 1 Gbps para 3 Gbps e que em breve chegará a 10 Gbps. Internamente, a camada de acesso também foi atualizada, elevando a velocidade dos links dos usuários para 10 Gbps e melhorando a experiência para quem utiliza rede cabeada e WiFi. Na Santa Casa de Misericórdia e na Cúria Metropolitana, o acesso também passa a operar em uma velocidade de 25 Gbps. “Com esses avanços, a PUC Goiás demonstra seu compromisso em oferecer uma infraestrutura tecnológica de ponta, fortalecendo o ambiente acadêmico e acompanhando a evolução digital”, afirma Dinailton.