MBA em Ciências de Dados apresenta projetos integradores na Sead
A segunda turma do MBA em Ciência de Dados da PUC Goiás encerrou suas atividades na tarde desta terça-feira, 22, com apresentação dos projetos integradores (trabalhos finais) dos concluintes da turma, em sua maioria, servidores públicos da Subsecretaria de Logística e Patrimônio (SubLP), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Coordenador do curso, o prof. André Luiz Alves fez um balanço positivo do MBA, que trouxe diversos frutos às equipes da Sead. Com início em 2023, o curso foi ministrado durante 15 meses, a distância, com aulas em sábados alternados.
Ao todo, foram apresentados 6 trabalhos científicos que investigaram temas relacionados ao campo de trabalho dos servidores com o objetivo de trazer benefícios ao poder público e à população.
“É um momento que a gente espera que seja muito rico, de troca de experiências depois de cada apresentação, ter um tempo para conversas, perguntas e respostas, porque cada grupo, cada trabalho utilizou técnicas, ferramentas e tecnologias diferentes. A equipe da Sead está muito feliz com o resultado que eles tiveram com o curso”, relatou.
O coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações), prof. Frank Castro explicou que o curso de MBA foi ofertado como uma resposta à demanda da Sead de capacitar seus colaboradores na área de Ciências de Dados.
“Queremos continuar com essa parceria e que ela se torne duradoura. Agora, na terceira turma, o curso recebeu uma atualização. Além do MBA em Ciências de Dados, estamos trabalhando com a inteligência artificial que está aplicada a tudo e a todos”, explicou.
Impacto das pesquisas
Rogério Carneiro, subsecretário de logística e patrimônio da Sead, é concluinte da segunda turma e juntamente ao seu grupo desenvolveu a pesquisa Estudo de absenteísmo no poder executivo no Estado de Goiás.
“A gente resolveu fazer um trabalho buscando um assunto que é muito sério dentro do Estado de Goiás, que é o absenteísmo do servidor público. Por que é que as pessoas faltam ao trabalho? Grande parte dessas faltas são ocasionadas por doenças, então é muito importante a gente entender quais são elas e como podemos evitar. A Sead já tomou algumas providências através da diretoria de saúde, do servidor, de projetos para combater esses afastamentos, mas nos faltavam ferramentas para podermos levantar acesso às ferramentas se tinha efeito ou não”, analisou o estudante.
A partir do que foi estudado, o grupo pôde utilizar ferramentas aplicadas, inteligência artificial e machine learning para buscar quais as probabilidades de ação.
“Com esse trabalho a gente vai ter resultados financeiros expressivos, essa é a nossa ideia, porque hoje esses afastamentos causam um grande prejuízo financeiro, estamos falando na casa de milhões por mês. E, além disso, verificar quais são os investimentos que o Estado pode fazer para diminuir esses afastamentos, ao mesmo tempo trazendo economia e cuidando da saúde do servidor, que é algo que pra gente é mais importante até do que a economia em si”, completou o servidor.
Sobre o MBA
Destinado aos profissionais das diversas áreas do conhecimento, o projeto pedagógico do MBA em Ciência de Dados engloba várias temáticas, entre elas gestão direcionada por dados, programação básica da linguagem Python, análise de dados, probabilidade, estatística, engenharia de dados, análise de dados, ciência de dados, BIG Data, redes neurais, Deep Learning, gestão de projetos, áreas de ciência de dados e o projeto integrador.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na página abaixo.
Fotos: Weslley Cruz