PUC reinaugura Escola de Ciências Sociais e Saúde

A PUC Goiás realizou na manhã desta terça-feira,22, a reinauguração da sede da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS) na Área 4, um evento que marcou a última infraestrutura de escola lançada pela universidade. A ocasião, que contou com a presença de docentes, funcionários, estudantes, membros da reitoria e coordenadores de cursos, reforçou o compromisso da gestão da universidade com os pilares do Projeto Escolas 2.0. O evento também marcou o lançamento do Programa Sustentabilidade, que reúne todas as ações da instituição em prol da preservação dos recursos naturais.

Entre as novidades estão a criação de uma nova sala de professores, espaços de atendimento e áreas de apoio, que garantem melhores condições de trabalho e higiene adequadas. As melhorias também têm como objetivo criar um ambiente acolhedor e propício para a convivência, visando a qualidade de ensino e o bem-estar de todos.

Durante a cerimônia, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Ronchi, discursou sobre os valores que guiam a universidade e a importância da renovação da ECISS: “Que estes espaços sejam propiciadores de bem-estar, de qualidade para o trabalho acadêmico e administrativo, e também sejam lugares de acolhida, de encontros fraternos, de inclusão e de alegre convivência com os colegas.”

Ela também reforçou a relevância do Projeto Escolas 2.0, destacando o investimento na melhoria contínua da infraestrutura, sempre alinhada às diretrizes educacionais da universidade e às exigências do Ministério da Educação. Além disso, mencionou os desafios enfrentados nos últimos anos, especialmente durante e após a pandemia de COVID-19, e como a universidade manteve o foco em soluções sustentáveis e inovadoras.

O evento foi iniciado com uma bênção especial feita pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom João Justino, que destacou a importância da responsabilidade social da instituição ao lançar o Programa de Sustentabilidade. Em suas palavras, ele celebrou a conclusão da obra: “Louvo a Deus por essa boa obra. Precisamos de uma mudança radical na forma de vida para um modelo mais comunitário.”

O diretor da Escola, professor Divino Rodrigues, ressaltou a importância da obra para toda a comunidade acadêmica, enfatizando que a nova estrutura traz benefícios significativos para estudantes, professores e funcionários. Com oito cursos de graduação, três programas de mestrado, um doutorado, e quatro clínicas-escola, a ECISS agora conta com uma organização administrativa e pedagógica renovada, garantindo acessibilidade plena.

A pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, destacou o longo processo de implantação da nova organização acadêmica, que começou em 2014, e a importância de concluir a última escola sob esse modelo: “Levamos 10 anos para fazer essa última escola, porque são necessários recursos financeiros significativos. Hoje, completamos um ciclo, garantindo que todas as nossas escolas tenham a mesma concepção e cultura.”

Presente na cerimônia, Thalissa Cristine de Mello, ex-aluna de Fisioterapia e atualmente mestranda em Atenção à Saúde, comentou sobre as mudanças: “É muito bom, tanto como egressa quanto como aluna, ver esse novo espaço, que está melhor preparado para atender nossas necessidades. A PUC Goiás evolui junto com a educação, oferecendo sempre o melhor.”

Futuro

A cerimônia também marcou o lançamento da Campanha PUC Sustentável, parte das comemorações dos 65 anos da PUC Goiás. A iniciativa busca consolidar os princípios de sustentabilidade ambiental e social da universidade, reforçando seu papel como agente de transformação na sociedade. O maior investimento se deu com a implantação da usina de geração de energia fotovoltaica nas várias Áreas e Campi, com 11 plantas já instaladas e em operação. A segunda etapa do projeto será a expansão da climatização dos laboratórios e das salas de aulas. Para celebrar a data foram distribuídos copos reutilizáveis para os estudantes com o objetivo de reduzir o consumo de plástico.

A estudante de Nutrição, Maria Eduarda Silva, que comemorou as mudanças no prédio onde estuda, garante que já é adepta do copo reutilizável e irá carregar o seu na mochila. “É importante a gente fazer a nossa parte e saber que a universidade também está fazendo a parte dela.” Durante a semana, as Direções das Escolas e coordenações de cursos distribuirão os copos para estudantes, professores e funcionários, também aos funcionários terceirizados.

Fotos: Ana Paula Abrão