II Congresso Internacional de Sacralidades Medievais é aberto na PUC Goiás
Dois eventos científicos internacionais realizados de forma simultânea, que integram pesquisadores da área de História e Ciências da Religião. Nesta perspectiva, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História abriu oficialmente na noite desta terça-feira, 8, no auditório da Área 2, o II Congresso Internacional Sacralidades Medievais: Relíquias, Devoções e Sensibilidades e o II Simpósio Internacional Histórias Entrelaçadas.
Com programação até o dia 10 deste mês, os eventos agregam minicursos, palestras, conferências, apresentação de comunicações orais e painéis destinados aos 450 inscritos. À frente da comissão organizadora dos Congressos, a profa. Renata Cristina de Souza, destacou a presença de pesquisadores internacionais renomados, 10 brasileiros e 6 estrangeiros, que se dedicam ao estudo de relíquias, devoções e santidades.
“É uma oportunidade especialmente para quem está fazendo pesquisas na área de História, Ciências da Religião e para pessoas da comunidade que se interessam pelo tema. Também recebemos muitos estudantes de história medieval e também do nosso Programa de Pós-Graduação em História que recebe este evento”, complementou a docente.
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, a profa. Thaís Alves Marinho, destacou que o PPGH está consolidando a nota 4, em escala de 1 a 7, conquista que marca o fim do ciclo avaliativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Organizados por linhas e redes de pesquisa coordenados pela profa. Renata, a docente também destacou que as pesquisas sobre medievalidade são relevantes para compreender a história mundial.
“Uma das estratégias desenvolvidas justamente para este quadriênio foi a internacionalização com apoio institucional da Capes. Pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação, Programas Estratégicos de Pós-Doutorado, nós obtivemos alguns financiamentos e tivemos a oportunidade de trazer estagiários de pós-doutorado para se juntar ao grupo e realizar as pesquisas”, informou.
Coordenadora dos programas de pós-graduação stricto sensu, a profa. Marina Aleixo representou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) na solenidade de lançamento dos congressos. Na ocasião, ela pontuou que a iniciativa amplia os laços entre os estudantes de mestrado, doutorado e os acadêmicos da iniciação científica.
“Vale destacar também, neste evento, a apresentação dos trabalhos científicos. Isso enriquece no sentido de conhecer o que tem se trabalhado nos projetos de pesquisa dentro desses programas, tanto de História quanto de Ciências da Religião e Iniciação Científica”, disse.
Mesa-redonda
Em sequência à abertura, pesquisadores da Rede Internacional de Pesquisa sobre Arte e História das Relíquias Cristãs Ibéricas participaram de uma mesa para apresentar suas pesquisas, entre eles o prof. dr. António Camões Gouveia (Universidade Nova de Lisboa- Portugal).
Com estudos realizados sobre relíquias e história antropológica, o pesquisador destacou a relevância dos congressos. “Conhecer pessoas é sempre importante, nas conversas ao vivo e não através de meios artificiais de comunicação. Com uma pequena palavra, uma pequena conversa, percebemos melhor as coisas. Estamos aqui em universidades muito diferentes, temos aqui uma presença boa de Espanha, Portugal e Argentina”, destacou.
Programação
O destaque da programação desta quarta-feira, 9, será a conferência do docente da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e presidente do Comitê Internacional dos Especialistas do Caminho de Santiago, Dr. Manuel Castiñeiras González. Na ocasião, ele discutirá sobre os sentidos e estratégias narrativas na hierotopia medieval a partir das 18h30, no auditório da Área 6 (Escola de Formação de Professores e Humanidades).
Acesse a programação completa neste link.
Fotos: Weslley Cruz