PUC Goiás discute o futuro da Enfermagem em aula inaugural

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, a PUC Goiás realizou a aula inaugural do curso de Enfermagem e do Mestrado em Atenção à Saúde. O evento aconteceu no Auditório da Área 4 e reuniu docentes, discentes e profissionais da saúde para promover a socialização do conhecimento de forma interdisciplinar, abordando temáticas inovadoras na área da saúde. A abertura do evento contou com um momento de reflexão conduzido pela Pastoral da Universidade (PdU), onde foi feita a leitura de uma passagem bíblica, seguida de uma reflexão sobre os desafios e oportunidades para o futuro da Enfermagem.

A temática central, “Futuro(s) para Enfermagem e Profissionais de Saúde: explorando oportunidades e desafios”, foi abordada pela profa. dra. Maria Márcia Bachion, da Universidade Federal de Goiás. Durante sua palestra, ela ressaltou a importância do compromisso da universidade e da comunidade acadêmica na construção de um futuro melhor para os profissionais de saúde e para a população. “É preciso que todos nós estejamos engajados sobre o futuro, que, na verdade, são futuros possíveis, que dependem da nossa capacidade de governança e influência nos eventos que estão acontecendo”, destacou.

O prof. dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues, diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, participou da abertura do evento e enfatizou a urgência em discutir o tema escolhido, destacando a formação completa oferecida pela PUC Goiás no curso de Enfermagem, que possui um histórico de relevância social para o estado.

A profa. ms. Karla Prado de Souza Cruvinel, coordenadora do Curso de Enfermagem, lembrou que o evento marca o início oficial do semestre e integra de forma indissociável a graduação e a pós-graduação. Ela também ressaltou a presença dos egressos, que compartilharam suas experiências no mercado de trabalho com os presentes. Também participaram da abertura a profa. dra. Vanessa da Silva Carvalho Vila, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Atenção à Saúde, e a estudante Ana Paula de Freitas Silva, representante do Centro Acadêmico de Enfermagem.

Fotos: Wagmar Alves