PUC sediará 4º Congresso de Humanismo Solidário

O 4º Congresso de Humanismo Solidário já tem data e sede definidas: 16,17 e 18 de outubro de 2025 na PUC Goiás. Essas novidades foram anunciadas na última quinta-feira, 15, pela comissão organizadora do Congresso, que realizou uma visita técnica à instituição para conhecer o espaço físico, amadurecer a parceria e dar continuidade às articulações em preparação para o evento.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), o Congresso ocorrerá pela primeira vez no Centro-Oeste e integrará a programação do XI Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade.

Durante reunião com a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, o presidente da SBCC, Everton de Souza Oliveira, explicou que a missão do evento é promover uma interlocução entre o fazer científico e a pauta da Igreja, mostrando que fé e razão não são esferas antagônicas, mas sim, complementares.

“Esperamos que o Congresso possa trazer aqui na PUC Goiás a experiência que a gente vem acumulando nas edições anteriores de um diálogo fecundo, maduro e recíproco entre fé e razão, entre a comunidade científica e aqueles que estão atuando na Pastoral Universitária”, explicou.

Iluminados pelos ensinamentos do papa Francisco por uma Igreja em Saída, pelo diálogo de uma amizade social, pela ecologia solidária e o Pacto Educativo Global, o Congresso pretende unir esforços para responder aos dilemas e desafios contemporâneos que muitas profissões e áreas enfrentam quando desassociadas do discurso ético e teológico.

“São temas que a gente percebe uma grande intercessão e potencial de influência nas diversas áreas do conhecimento científico. Seja na pedagogia, direito, engenharia e ciências exatas, todas elas conseguem, neste diálogo, procurar um crescimento, um amadurecimento e uma formação humana destes profissionais de maneira mais integral e mais humana”, refletiu o prof. Everton.

A escolha da instituição

Ele também explicou que o pioneirismo da PUC Goiás na região Centro-Oeste e a vinda de Dom João Justino para a Arquidiocese de Goiânia como arcebispo metropolitano em 2022 impulsionaram a escolha da instituição como próxima sede do evento, que já percorreu o Sudeste, Nordeste e Sul do País.

“O dom João Justino é um parceiro, nosso cofundador, e a gente já desejava trazer o Congresso para a região Centro-Oeste. Foi uma escolha trazer o evento para Goiás e essa aproximação foi recebida por ambas as partes de maneira muito positiva”, pontuou o presidente da SBCC.

Ao apreciar a apresentação do evento, a reitora Olga destacou uma sinergia entre a proposta do Congresso e a missão institucional. A universidade traz em seu lema, “a verdade na ciência e na fé”. Ao fazer um breve histórico da PUC Goiás à equipe do Congresso, ela resgatou as origens da universidade e a influência dos padres jesuítas na gestão universitária nos 20 primeiros anos de história (1959-79). A gestora ainda fez o compromisso de levar o convite da iniciativa aos reitores e reitoras das IES irmãs.

Realizado a cada dois anos pela SBCC em articulação com o Setor Universidades da CNBB e o Ministério Universidades Renovadas, o Congresso acontece desde 2018, quando ocorreu a primeira edição na PUC RJ.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Priscila Valverde, as articulações para a realização do evento na instituição goiana começaram em 2023 por meio de reuniões mensais, mas foi a primeira vez que a comitiva do evento realizou uma visita presencial à PUC.

Segundo os organizadores, o diferencial desta edição será a parceria com outras instituições de ensino superior, que vão mobilizar seus cursos de graduação e pós-graduação para participar das discussões do evento.

“Teremos oficinas, apresentações de trabalhos, workshops e palestras, tudo acontecendo em torno do tema de humanismo solidário, aproximando a ciência da fé e a fé da ciência. A PUC vai ser organizadora, mas já trouxemos outros parceiros, como a UEG e o Instituto Federal de Goiás e vamos, também, agregar outras IES”, informou a profa. Priscila.

Fotos: Ana Paula Abrão