Balanço 2024/1 mostra avanços acadêmicos e administrativos

Foi realizada, nesta quarta-feira, 26, a tradicional reunião de gestores que é um marco do encerramento do semestre letivo da PUC Goiás. O Auditório da Área 4 recebeu pró-reitores, diretores das Escolas, coordenadores dos cursos e gestores para a avaliação do semestre aos envolvidos nas atividades desempenhadas e obras realizadas durante o período, além de lançar os desafios para o próximo período.

Liderada pela reitora da PUC, a profa. Olga Izilda Ronchi, a reunião trouxe os dados mais marcantes das mudanças realizadas ao longo do semestre na parte de infraestrutura e acadêmica e os grandes eventos que marcaram a universidade, como o Ciência em Casa e a retomada da Jornada da Cidadania.

“Este é um momento de balanço das atividades acadêmicas e administrativas que a gente pôde concluir de forma muito exitosa neste primeiro semestre de 2024. Ressalto o programa de requalificação e de atualização dos laboratórios da área acadêmica, especialmente aqueles que servem à graduação. Tivemos um grande investimento do ponto de vista tecnológico. Na área de saúde, investimos em equipamentos tanto para fisioterapia, medicina, medicina veterinária e estamos concluindo a construção da clínica odontológica”, explicou a reitora, mostrando aos gestores os gastos realizados e anunciando a continuidade das melhorias para o segundo semestre.

Outra mudança impactante para o orçamento da universidade é a conclusão das obras de instalação das usinas fotovoltaicas, que além da sustentabilidade ambiental serão essenciais para a saúde financeira da instituição. “Estaremos já no segundo semestre gerando energia limpa.” Outro ganho comemorado foi a regularização das áreas da universidade junto à Prefeitura de Goiânia com emissão de alvarás e certidões que vão garantir segurança à PUC.

Na área da pesquisa, a professora Olga ressaltou duas importantes conquistas para os cientistas da universidade: o lançamento de um edital de apoio à pesquisa com recursos próprios da instituição e um edital para bolsas de pós-doc que permitirá que os doutores continuem suas pesquisas na PUC Goiás. “O que queremos é qualificar ainda mais a nossa produção acadêmica.”

Carreira Docente

Professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, destacou as avalições positivas que todos os cursos de graduação receberam. E também a importância da regulamentação da carreira docente, que engrandece o corpo de professores da instituição. “Este novo regulamento traz perspectivas para ampliação e melhoria dos nossos indicadores de regime de trabalho e também de titulação junto ao Ministério da Educação”, explica ela.

Fotos: Carla Oliveira e Ana Paula Abrão

Logo após a reunião de gestores, foram entregues 266 portarias de adesão ao novo Regulamento da Carreira Docente. O termo é resultado de um estudo realizado durante todo o semestre e que visa valorizar a produção científica dos docentes da instituição. O RCD 2024 foi homologado em 23 de abril de 2024.

A universidade soma hoje 1.054 professores, sendo que deste total 886 possuem mestrado ou mestrado e doutorado, o que significa 84% do corpo docente. A taxa é quase 3 vezes maior do que o exigido pelo MEC. “Com esses profissionais que vamos continuar qualificando nossos cursos”, garante a professora Sonia.

Após a entrega de portarias, foi realizada uma confraternização junina com os docentes e gestores.