Programa Institucional de Apoio à Pesquisa divulga projetos aprovados

A PUC Goiás divulgou nesta segunda-feira, 24, os projetos de pesquisa aprovados no Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAP), através do edital n° 001/2024 GAB/R. Ao todo, 19 propostas foram homologadas à iniciativa. Os trabalhos serão desenvolvidos por professores-doutores da universidade vinculados aos programas de pós-graduação Stricto Sensu.

Como suporte financeiro, a instituição disponibilizará 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais) às pesquisas, de acordo com os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE). Dos 800.000,00 (oitocentos mil reais) anuais, serão distribuídas verbas de até 100.000,000 (cem mil reais) aos coordenadores dos projetos, não podendo ultrapassar o limite de gastos.

Para a implementação do apoio, é requerido a assinatura do termo de compromisso e o envio do comprovante de dados bancários pelo contemplado. Segundo a PROPE, o prazo para a assinatura será no mês de agosto, sem data definida.

Os aprovados terão prazo máximo de 24 meses para executar a proposta, com possibilidade de prorrogação por mais 6 meses mediante justificativa aprovada pela PROPE. Durante o processo, é necessário que os proponentes apresentem relatórios técnico-científicos parciais e finais conforme calendário e em formulário específico estabelecido.

Após os 24 meses, serão solicitados os seguintes produtos: dois trabalhos destinados para o congresso científico da área vinculada ao PPGSS do coordenador; dois artigos para a revista estrato Qualis A; realização de pelo menos uma atividade acadêmica anual durante o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade; orientação de pelo menos dois estudantes de iniciação, e um de mestrado ou doutorado relacionados ao projeto contemplado.  Para conferir o resultado basta clicar aqui.

Sobre o PAP
O PAP/PUC Goiás é o primeiro edital Institucional de apoio à pesquisa que visa estimular e promover as pesquisas científicas, tecnológicas, filosóficas, teológicas e artísticas para a produção e difusão da ciência.

Texto: Juliano Cavalcante