Novos mestres e doutores recebem diplomas

A PUC Goiás realizou segunda-feira, 24, cerimônia de entrega de diplomas para os 32 mestres e quatros doutores, que concluíram suas pós-graduações stricto sensu no último semestre. O evento foi comandado pela reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde, e pelo coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, Darlan Feitosa, no Auditório da Área 4, na presença de professores e familiares.

A Sueli Pereira de Faria foi uma das doutoras diplomadas na cerimônia em Psicologia. Professora universitária, ela falou da importância da continuidade dos estudos e da formação sólida recebida na PUC Goiás desde a sua graduação. “Do ponto de vista social, é mais um desafio à frente, levar a ciência adiante, transformando vidas”, garantiu ela. Pró-reitora da área, Priscila Valverde, afirmou que a cerimônia reforça o compromisso e a responsabilidade dos mestres e doutores com a ciência. Isso significa muita responsabilidade, mais um degrau na vida acadêmica, que vem também com a responsabilidade de devolução disso para a sociedade em todas as áreas de conhecimento.”

Para a administradora Elaine Moura Sousa foi um dia de celebração. Ela concluiu o mestrado Planejamento e Desenvolvimento Territorial. Há 25 anos formada pela PUC, já trabalhava na área de desenvolvimento sustentável, mas só agora teve a oportunidade de voltar a estudar. “Foi uma das coisas mais desafiadoras da minha vida, porque o mestrado exige uma dedicação, muita leitura, muito estudo e eu tive que conciliar com a minha carreira profissional e a minha vida em família”, conta ela que recebeu de perto o carinho do marido e do filho.

A emoção também tomou conta do agora mestre em Educação, Manoel Barbosa, que foi acompanhado para a cerimônia da filha recém-nascida. “É um coroamento da pesquisa que eu estava fazendo na área da educação e também um momento de aprendizagem. Pra minha carreira foi magnífico”, conta ele que voltou à universidade dez anos depois da graduação e agora não quer mais parar.

A presença das famílias dá o tom da cerimônia e reforça a participação delas neste ciclo de formação dos acadêmicos. “É um momento raro para as famílias, é a primeira vez que participam da solenidade e podem ver um pouco o resultado de todo o sacrifício dos mestres e doutores. Porque eles vivem isso junto com os seus, sejam filhos, marido, esposa, pais e é hora de compartilhar a colheita deste fruto, pois eles também são responsáveis pelo êxito deste momento de formação”, afirmou a reitora Olga.

Fotos: Ana Paula Abrão