Jornalista Breno Altman faz palestra e apresenta novo livro na EFPH

O jornalista e fundador do blog ‘Ópera Mundi’ Bruno Altman proferiu, na manhã desta quinta-feira, 06, palestra sobre a temática do seu novo livro, lançado esta semana em Goiânia, cujo título é: “Contra o Sionismo – retrato de uma doutrina colonial e racista”, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

A atividade, ligada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, reuniu diversas autoridades e discutiu o tema em voga.

Para Breno Altman, autor do livro a mais importante questão internacional dos nossos tempos é a Palestina, razão pela qual entende necessário ampliar o conhecimento sobre o que se passa naquele território, o que, necessariamente, passa pelo estudo do projeto sionista de colonização palestina: “Dessa forma foi criado o Estado de Israel, em 1948, que colocou o povo palestino, desde então, na situação de um povo colonizado (o último povo colonizado no mundo). Entender as engrenagens desse conflito é um processo fundamental para quem quer ter uma opinião a respeito dos acontecimentos que estão em curso na Palestina”, explica.

O jornalista esclarece, no entanto, que o objetivo do livro é oferecer aos leitores informação iniciais e basilares sobre o assunto. Dividido em quatro capítulos, a obra trata da ação do Hamas contra Israel; a história e quais são as posições do sionismo; a definição de antissemitismo (base histórica e como correntes distintas enfrentam esse problema) e, por fim, um dos grandes mitos do sionismo, que é o de que Israel seria a única democracia no Oriente Médio: “Além desses capítulos, há um anexo com 10 livros sugeridos para quem quiser se aprofundar no tema, com pequenos comentários meus”, adita.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR), professor Clóvis Ecco, a apresentação do livro na PUC Goiás traz grande contribuição para os estudantes do programa que estão pesquisando e escrevendo sobre a causa palestina.

Por sua vez, o professor do PPGCR Alberto Moreira, destacou um aspecto relevante sobre o tema: “Geralmente a opinião pública faz uma confusão enorme, o que gera grande desinformação e ignorância sobre a questão palestina, porque a maioria das pessoas confunde o Estado de Israel com o Israel bíblico, do tempo de Jesus, mas não se trata disso. O que o governo político do Estado de Israel está fazendo contra os palestinos é extermínio, genocídio”.

Quem também prestigiou o evento foi a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás. Ao falar sobre o lançamento da obra de Breno Altman, a professora destacou que o jornalista é referência nos estudos e debates sobre a questão palestina e que o lançamento integra a comemoração dos 25 anos da criação do PPGCR.

Semana movimentada na EFPH

Com a realização concomitante de eventos distintos em uma mesma Escola, a professora Olga Ronchi observou que essa semana foi intensa na EFPH: 3º Congresso Bíblico Teológico (3 a 7/06), este ano refletindo sobre os textos bíblicos do profeta Ezequiel e 3º Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral, realizado de forma descentralizada em 8 Vicariatos (4 a 6/06): “Creio que somando os participantes desses 8 espaços temos mais de 2.000 pessoas participando do Congresso Arquidiocesano e é assim que a gente vê a valorização do estudo da palavra, a bíblia iluminando a realidade. Existe uma reflexão importante sobre a realidade”.

Fotos: Wagmar Alves