PUC Goiás realiza 3º Congresso Teológico durante essa semana

A manhã desta segunda-feira, 03, começou com louvor e adoração no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás, que sedia a terceira edição do Congresso Teológico, com o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento da palavra de Deus, aproveitando-a em favor da pessoa, comunidade e sociedade, para que sejamos, cada vez mais fraternos.

A programação segue até a sexta-feira, 7, pela manhã na EFPH com um novo conferencista abordando temas diferentes do livro de Ezequiel e, de noite, nas paróquias.

O congresso reuniu seminaristas, acadêmicos do curso de Teologia e representantes da universidade e da igreja para estudar o livro do profeta Ezequiel, com intuito catequético, acadêmico e celebrativo. Conferencista, o novo bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres, discorreu, na abertura do evento, sobre o contexto histórico da profecia.

Ao falar sobre a importância do congresso, Dom João Justino explicou que a bíblia não pode ser entendida apenas como um livro de estudos: “A liturgia tem seu momento, mas a animação de toda a ação evangelizadora, encontra seu primeiro lugar na própria motivação do evangelizador, na espiritualidade de quem evangeliza e se alimenta cotidianamente da palavra. Cada ação da igreja encontra um fundamento na palavra”, registra.

Por sua vez, prestigiando o evento, a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, destacou tratar-se de um momento de grande relevância, por propor atingir o objetivo do aprofundamento teórico: “Esse ano, a palavra é do profeta Ezequiel. Ao mesmo tempo, estamos de forma articulada e em comunhão com a arquidiocese e esse é um papel importante da Universidade para contribuir na formação teológica e bíblica, na animação pastoral para as diversas paróquias que compõem as foranias e os vicariatos da nossa arquidiocese”.