Saúde indígena é tema de palestra para futuros médicos

O curso de Medicina da PUC Goiás realizou nesta terça-feira, 28, na Área 2, palestra com o tema Saúde indígena: considerações culturais, sociais e políticas, com a participação das médicas Poãn Trumai Kaiabi e Daphne Lourenço Andrade. Elas foram convidas para discutir caso clínico acompanhado pelos estudantes do curso de um bebê indígena com pneumonia atendido em Goiânia. A atividade foi realizada pela Turma 28 de Medicina da disciplina Problema Integrador de Competências.

Segundo a estudante Letícia Belchior, que apresentou o caso às palestrantes, o caso clínico trouxe um desafio para o atendimento do paciente e da família diante das questões interculturais envolvidas e a necessidade um olhar mais holístico para o caso. “Há uma quebra de expectativas e uma necessidade de repensar as propostas da Medicina”, explicou ela. O estudo foi acompanhado pelos professores da disciplina, Lorena Lobo Mamede e Leonardo Mamede.

Para Poãn, a possibilidade de discutir o caso com os estudantes da PUC, sendo ela a primeira médica do Xingu, traz a possibilidade de compartilhar e levar o saber do seu povo para mais pessoas. “Levar esse conhecimento e essa troca de saberes. Estamos sobrevivendo há 1.500 anos no nosso território”, conta ela, que antes de se forma médica foi agente indígena de saúde. Ela ressalta a importância de falar das questões sociais dos povos indígenas.

A outra participante do debate é médica da Família e Comunidade do Projeto Xingu e membro do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da SBMFC. Dapne explicou que o caso clínico trazido pelos estudantes aponta para uma realidade vivida no sistema de saúde em todo o Brasil. “A maioria dos médicos irá, em algum momento, atender um indígena e é preciso saber mais sobre saúde indígena. Que bom que vocês estão fazendo isso agora.”

O evento teve ainda a participação especial do estudante de Arqueologia da PUC Goiás Kamariwé Waurá, indígena do povo Waurá, no Xingu. Ele falou sobre as dificuldades no atendimento à saúde e a importância da formação multidisciplinar para os profissionais.

Fotos: Weslley Cruz