Estação de Artes e Tecnologia traz impressora 3D para 7ª Jornada da Cidadania

Com exposição sobre os cursos da Escola Politécnica e de Artes, a Estação de Artes e Tecnologia surpreendeu o público com as inovações trazidas por seus cursos. Dentre elas, uma que chamou muito a atenção foi a impressora 3D trazida pelo curso de Engenharia de Controle e Automação, com diversos objetos modernos também produzidos pela máquina.

O professor Cássio Fujisawa, coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, explica que uma das áreas que o estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação estuda e pode trabalhar é a parte da impressão 3D: “A PUC Goiás disponibilizou alguns materiais, os estudantes trouxeram equipamentos e ouviram explicações sobre o funcionamento da impressora 3D”.

Para complementar a atividade no stand, também foram programadas duas palestras no mini auditório da Estação de Artes e Tecnologia: uma na manhã desta quinta-feira, 23, que lotou o espaço, e outra que será feita na manhã da sexta-feira, 24.

Cássio destaca que a Jornada da Cidadania é importante sobretudo porque expõe o produto dos cursos para o público externo, que vê um pouco na prática como é a engenharia e a perspectiva de quem cursa e frisa que o advento da inteligência artificial é extremamente relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à Engenharia de Controle e Automação: “A inteligência artificial permite que haja avanços em um fabricação a ponto de eliminar várias etapas em uma linha de produção, por exemplo”.

Arte

Ainda na Estação de Artes e Tecnologia, uma imagem chamou a atenção dos transeuntes: no stand do design, havia uma artista fazendo retratos em série. Assim que uma modelo recebia seu retrato, outra ocupava o espaço e tinha, no papel, sua imagem artística ali reproduzida e colorida à lápis.

A artista em questão é a professora do curso de Design e Arquitetura, Nancy de Melo Batista Pereira. Ela conta que sempre sentiu enorme prazer em fazer retratos de pessoas e aproveita o fluxo de pessoas que frequenta a Jornada para praticar esse hobby: “Profissionalmente eu desenvolvo outras linguagens, mas quando começo os retratos aqui na Jornada aparecem muitas pessoas interessadas”, observa.

Atenta às formas para registrar cada traço no papel, Nancy faz arte. Para ela, arte é expressão, linguagem, é uma maneira de comunicar: “Não é uma linguagem que tem uma finalidade específica, não tem uma funcionalidade, mas tem como expressão atingir a sensibilidade das pessoas, a subjetividade, algo que é muito importante para o ser humano”, cita.

Na última Jornada da Cidadania, que ocorreu nos dias 24 a 26 de maio de 2018, foram feitos 28.420 atendimentos na Estação de Arte e Cultura.

A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil.

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz