Egresso de Jornalismo conquista primeiro lugar no Prêmio Dom Tomás Balduino
O egresso do curso de Jornalismo da PUC Goiás, Vinicius de Almeida Mariano (foto), conquistou a primeira colocação no 5º Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos na Categoria TV – Estudantes de Jornalismo, no último dia 7 de dezembro, no auditório da Associação dos Docentes da UFG (Adufg Sindicato).
A premiação é referente ao filme documentário Refluxo 64: imprensa e democracia sob ataque, desenvolvido por Vinicius como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a graduação. Com orientação do docente Luiz Serenini, o trabalho teve como objetivo documentar a relação entre imprensa, democracia e a situação política em Goiás no início dos anos 60, destacando as consequências da ditadura militar para os veículos de comunicação e os jornalistas da época.
Para retratar este cenário, Vinicius entrevistou cinco personagens que vivenciaram ou têm relação com os acontecimentos do golpe militar de 1964. Além disso, o documentário conta com a participação de um historiador, de modo a contextualizar o cenário político do Estado à época.
“Queríamos abordar o que aconteceu em Goiás, porque tem muito material que só retrata a Ditadura mais a nível nacional, ou no eixo Rio e São Paulo, e ter o reconhecimento deste prêmio, justamente na área de direitos humanos, é muito gratificante. Fiquei muito feliz por ter ficado em primeiro lugar, afinal foi um ano de muito estudo e pesquisa para trazer a importância do tema e das pessoas envolvidas no documentário”, declarou Vinícius.
O Prêmio é uma iniciativa do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), Sindicato do Jornalistas de Goiás e Núcleo de Ensino, Pesquisas e Extensão em Direitos Humanos (NDH/UFG).
Confira a lista completa dos premiados neste link.