Encerramento do 11º Colóquio de Direitos Humanos pauta educação antirracista

O 11º Colóquio de Direitos Humanos, que discutiu o tema ‘Direitos Humanos, justiça e equidade: tempos de esperança’, terá seu encerramento na noite desta quarta-feira, 22. Com uma programação que conta com apresentação artística e duas mesas redondas, o objetivo primordial do evento é promover, entre os atores envolvidos (alunos, professores, coordenadores e diretores de escolas da educação infantil e de jovens e adultos), a conscientização acerca da edificação de escolas com cultura antirracista.

O evento decorre de uma parceria entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e é uma continuidade de programações já executadas durante o ano.

Uma das organizadoras do evento, a professora Inez Viana, que pertence à equipe da SME e do Neabi, destaca que encontros como este proporcionam conhecimento e reflexões sobre a necessidade de enriquecer diálogos e troca de experiências que possam subsidiar o trabalho pedagógico dos participantes.

A professora explica que, para melhor organização da programação, o público-alvo foi segmentado, de modo que, no período da manhã, foram reunidos os professores, coordenadores e diretores da educação infantil da rede municipal, ao passo que, de noite, a programação será voltada para o público da educação de jovens e adultos.

A mesa redonda da manhã foi composta pelas professoras Nadja Karoliny Almeida, Fátima Freitas, Valéria Costa e Walméria Guimarães, tendo como mediadora Thábita Lopes Rego, componente da equipe da Gerência de Educação Infantil.

No período noturno, a mesa redonda será composta pelos professores Rosângela Borela, Jefferson Acevedo e Clemerson Elder Trindade Ramos.