PUC leva diversos serviços gratuitos à comunidade do assentamento Buenos Aires

Em evento gratuito no último sábado, 18, a PUC Goiás ofereceu orientações nas áreas jurídicas, de saúde, assistência social, meio ambiente, lazer e recreação para a comunidade em Aparecida de Goiânia do assentamento Buenos Aires, que vive em situação de vulnerabilidade.

Para tanto, cerca de 360 estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Direito, Serviço Social, Gastronomia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Aeronáuticas se mobilizaram, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar psicossocial dos moradores, mapeando suas demandas com foco em soluções.

O evento é uma ação extensionista das disciplinas de graduação promovida pela Pró-Reitoria de Graduação da PUC Goiás e, entre as ações promovidas pela área da saúde, tiveram destaque os atendimentos referentes a problemas de fala e linguagem; ação educativa para prevenção do câncer de mama e próstata; prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com a distribuição de preservativos; avaliação do desenvolvimento infantil com registro na caderneta nacional de vacinação; orientação psicológica sobre a gravidez; aferição de sinais vitais; orientações de saúde bucal, com a distribuição de inúmeros kits para higiene oral; e estimulação de psicossocial e motora para crianças de 2 a 5 anos. Além disso, com o patrocínio de uma marca de ração, os alunos da Medicina Veterinária fizeram orientações sobre cuidados com animais domésticos.

A diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, professora Vanusa Claudete Usier Leite, acompanhou de perto a execução dos trabalhos e destacou que essa é uma ação que já vinha sendo trabalhada no decorrer de 2023, atendendo a algumas disciplinas da extensão e da curricularização da extensão: “Estivemos aqui antes trazendo estudantes da Medicina Veterinária, que atenderam animais. Hoje, além da presença dos estudantes do curso de Zootecnia, que, inclusive, conseguiram patrocínio de ração e também vieram prestar orientações nos cuidados aos animais, temos os estudantes do curso de Odontologia trazendo instrução sobre prevenção de doenças bucais para crianças e adultos, além de oficinas educativas. Caso sejam detectados casos em que há necessidade de atendimento, estes serão encaminhados para a clínica de odontologia. Essa não é uma ação pontual, porque tem continuidade na medida em que surgem demandas, dentro das nossas possibilidades”, explica.

Presente no evento, a estudante do 2º período do curso de Odontologia Ana Júlia Emos, considerou muito boa a experiência de estar no assentamento: “Vir até aqui para falar de saúde bucal é muito interessante, porque ajuda a promover a prevenção desde criança e evita futuros problemas bucais, ajuda a trazer o sorriso para a comunidade”, expressa.

Por sua vez, a líder comunitária do assentamento, Joice, afirmou que muitas são as carências da comunidade, especialmente de transporte, já que o assentamento fica muito distante dos centros urbanos: “O que a gente mais sente necessidade aqui é de transporte escolar, porque temos mães aqui com 2, 3 filhos e que necessitam muito dessa ajuda”, registra.

Um dos objetivos: dar voz à comunidade

O reforço jurídico, por sua vez, foi articulado pelo professor Hélio Capel, um dos idealizadores do projeto. Para tanto, o professor contou com a presença de representantes imprescindíveis do Tribunal de Justiça (desembargador Altair Guerra da Costa e as juízas Sandra Regina Teixeira Campos, responsável pelo 3º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Goiânia e a juíza Lúcia Carrijo, responsável pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Aparecida de Goiânia), Ministério Público (Marcelo Miranda, promotor de Justiça) e Defensoria Pública de Goiás (Ângela Cristina dos Santos), o que tornou possível fazer orientações jurídicas à comunidade.

Além disso, o professor destaca que será feita também a Assembleia de Fundação e Constituição da Associação do Bairro Buenos Aires: “Nós vamos criar uma associação de moradores para dar voz a esse povo”, comemora a conquista.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás, Marcelo Miranda, promotor de Justiça, destacou a importância do poder público fazer-se presente em comunidades como o assentamento Buenos Aires: “Aqui a gente consegue enxergar problemas graves de habitação, o que traz para essa comunidade uma série de problemas de acessibilidade: educação, transporte, serviço de energia, saneamento básico, água tratada e ações como essa aproximam essa comunidade de serviços públicos que muitas vezes não chegam até ela”, destaca.

Marcelo Miranda afirma, ainda, que a partir deste contato, conhecendo as carências e dificuldades que a comunidade vivencia, é possível fazer os encaminhamentos necessários.

Por fim, fruto de uma ação solidária realizada pelos estudantes dos cursos de graduação, foram distribuídos alimentos não perecíveis para os moradores, incluindo cestas básicas, destinadas às famílias do assentamento.

Fotos: Ana Paula Abrão