Universidade e Secti aprofundam estratégias para o Pacto Goiás pela Inovação

Signatária do Pacto Goiás pela Educação, a PUC Goiás recebeu na tarde desta terça-feira, 11 de abril, a visita do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto (foto). Em reunião com a Reitoria  da universidade, o secretário apresentou os eixos de trabalho da Secti, além de conhecer as iniciativas institucionais voltadas à tecnologia e inovação, incluindo uma visita em diversos laboratórios da PUC.

Veja fotos do evento

Como o diálogo com as instituições de ensino superior e a captação de recursos destinados à educação têm sido uma meta em sua gestão, José Frederico pontuou algumas ações do governo estadual neste sentido, entre elas, a construção de um fundo estadual de ciência e tecnologia para financiar projetos vindos das universidades.

“Não existe país que cresceu sem investimento em pesquisa, então precisamos olhar com carinho para a pesquisa e o desenvolvimento, sabendo que as universidades têm um papel muito importante nisso”, refletiu.

Entusiasta do tema, o secretário explicou o propósito da visita à instituição. “A PUC é uma instituição histórica para o Estado, que acompanho desde criança, e estou animado em conhecer, pela primeira vez, a parte de pesquisa, laboratórios e a inovação da universidade. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação quer trabalhar em conjunto com as universidades e a PUC é uma das principais do Estado”, enalteceu.

José Frederico também aproveitou a visita para fazer um convite à comunidade acadêmica. Como o Plano Diretor do Ensino Superior do Estado está em fase de construção, um questionário on-line já está disponível no site https://www.desenvolvimento.go.gov.br a fim de apurar informações para fortalecer o ensino superior em Goiás.

Também estão previstas 11 audiências públicas, que têm como público-alvo professores, funcionários administrativos e estudantes universitários.

Pacto Goiás pela Inovação

A reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, destacou a importância do Pacto Goiás pela Inovação, que foi assinado pela universidade no dia 22 de março. A iniciativa mobiliza as IES goianas e outras entidades, entre elas, Fecomércio, Sebrae, Fieg a fim de alavancar a inovação em Goiás.

Muito além das entidades e instituições signatárias, a reitora ressaltou que a iniciativa tem que alcançar a sociedade civil como um todo, incluindo os municípios mais distantes e os pequenos empresários (microempreendedores).

“A Secretaria tem sido um ponto indutor dessas ações, mas também catalisador, no sentido de promover essa articulação maior entre as chamadas quatro hélices do processo de inovação e da construção de um ecossistema favorável ao desenvolvimento da ciência que promova a criatividade e a inovação tecnológica como fundamento importante para que a gente tenha desenvolvimento social”, refletiu.

Nesta lógica, a reitora fez uma reflexão de que a tecnologia não deve ser fechada nela mesma, mas deve ter o papel de servir à sociedade e ao desenvolvimento social, de forma que a população tenha acesso à alimentação, água potável, saneamento básico, cultura, saúde, lazer, etc, para uma vida digna.

Como o Pacto é uma adesão a uma política de desenvolvimento tecnológico e científico, ela destacou a relevância dos projetos e ações estratégicas que alavancam experiências exitosas de inovação e tecnologia: “precisamos promover recursos para desenvolver esses projetos, por isso o Pacto passa, necessariamente, pela adesão. Estamos prontos e abertos para ela e isso faz com que assumamos um compromisso com a comunidade acadêmica e com a sociedade como um todo”, complementou a reitora.

Após a reunião com a Reitoria, o secretário conheceu o parque tecnológico da PUC Goiás. Ele fez uma visita guiada no Laboratório de Análises Ambientais e Núcleo de Pesquisas Replicon, ambos na Área 4; Laboratório de Arqueologia do Cerrado (Área 2); Incubadora de Empresas, Espaço Maker e Laboratório de Manufatura Aditiva para a construção civil, todos na Área 3.

Fotos: Weslley Cruz