Docente do curso de Jornalismo lança livro sobre narrativas biográficas

O professor do curso de Jornalismo da PUC Goiás, Rogério Borges, lançou o seu livro, Contar para viver: História, Jornalismo e Literatura em narrativas biográficas e autobiográficas, que  originou de um projeto de pesquisa desenvolvido na universidade. O objetivo do projeto é trabalhar as narrativas biográficas e autobiográficas através de três vieses: Jornalismo, História e Literatura, assim como os processos de desenvolvimento textual que cada apresentação exige.

‌O livro faz uma alusão ao título da autobiografia de Gabriel García Marquez, Viver para contar, inferindo que as pessoas precisam contar suas vidas ou a vida de outras pessoas para que elas possam expressar seus pensamentos e reflexões a respeito do mundo e suas respectivas experiências.

Em entrevista, o professor Rogério Borges enfatizou a importância dos projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade, e a importância que tiveram para a elaboração da obra.

‌“Esse livro é resultado de um projeto de pesquisa que eu desenvolvi na PUC sobre biografias e autobiografias, esse projeto encerrou após 4 anos de realização. Durante esse período, tivemos mais de 10 alunos de iniciação científica participando, gerando contribuições para vários congressos. O projeto angariou publicações em revistas, em anais de congressos e em capítulos de livro. Ao final, eu realizei um grande apanhado, claro, trazendo novidades e estudos em relação ao que já tinha sido publicado, sobre questões abordadas ao longo desse período”, declara.

‌A obra inclui uma série de trabalhos e análises comparativas de como esses discursos biográficos e autobiográficos emergem quando escritos por jornalistas, historiadores e autores de ficção. Através de uma ampla abordagem sobre Teoria da memória, narrativa e discurso que podem ser usados para trabalhar os conceitos envolvidos na prática da escrita, da biografia e autobiografia, da testemunha e da memória. O manuscrito está a venda no site da Editora Insular Insular – Editora de Livros, em formato físico e, em breve, também em e-book.

Sobre o autor

‌Rogério Borges é graduado em Jornalismo e Mestre em Estudos Literários e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor pela Universidade de Brasília (UNB), Rogério escreve seu segundo livro em parceria com a Editora Insular, após desenvolver o projeto Jornalismo Literário: Teoria e Análise (2013), obra advinda da sua tese de Doutorado.

Atualmente, Rogério é professor do curso de Jornalismo da PUC Goiás, integrante do colegiado do Mestrado em Letras da universidade, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG, desenvolvedor em pesquisa de pós-doutoramento pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto, Portugal, e coordenador do Observatório de Mídia.

(Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)