Cozinha de criação inspira batalha entre calouros e veteranos

Um prato para nenhum master chef ou mestre dos sabores colocar defeito. Inspirado nos realities de culinária, o curso de Gastronomia realizou na última sexta-feira, 17, uma batalha de pratos entre calouros e veteranos para integrar os estudantes e incentivar a cozinha de criação.

Veja fotos do evento

Como toda prova gastronômica vem acompanhada de um desafio, os estudantes receberam dos jurados a seguinte missão: transformar uma bandeja com insumos, aparentemente aleatórios, em uma receita coesa, criativa e saborosa.

Divididos em quatro grupos (dois de calouros e dois de veteranos), os participantes saíram do mesmo ponto de partida.

Todos receberam uma caixa de pandora com os seguintes ingredientes: macarrão, tomate, batata, miúdos de frango, salsinha, cebolinha, pimenta biquinho, pimenta dedo de moça, banana, milho, farinha, milho, cacau em pó, entre outros. Não era obrigatório utilizar todos os insumos, mas o desafio dado era a criação de um prato, a partir disso.

Coordenadora do curso, a profa. Cristiane Souza conta que a ideia de promover a batalha dos pratos surgiu em uma das edições da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), ocasião em que os professores discutem os planos de aula e metodologias de ensino. O primeira competição ocorreu em 2020/1 e, desde então, tem incentivado a produção de receitas criativas.

“A ideia é deixar o lado criativo surgir em cada grupo. Batalha é sempre algo acirrado e, na cozinha, é pura emoção. Não dá para o curso começar como os demais, porque Gastronomia é alma. Os estudantes alimentam a alma de cada um e, para isso, colocam literalmente a mão na massa”, refletiu.

A prova teve um pouco mais de 1h30 de duração e os pratos foram apreciados pelo egresso do curso, Alexandre Tadeu e pela enogastrônoma Sônia Baylão, também docente da disciplina História da Alimentação.

O resultado final surpreendeu os examinadores, já que a equipe de calouros chegou bem próxima do primeiro lugar, conquistado por um grupo de veteranos, que fez um delicioso Spaghetti ao molho bechamel de milho e miúdos.

Quase lá

Além da segunda colocação, o grupo da caloura Ana Paula Abrão (foto) levou o título de bancada mais organizada da competição e só não conquistou o primeiro lugar pelo seguinte motivo: os veteranos aprenderam várias técnicas na universidade, que os ingressantes desconhecem.

O cardápio escolhido foi a releitura criativa de um clássico da cultura goiana. O grupo fez uma pamonha de panela, acompanhada de miúdos de frango, legumes e farofa de banana com amêndoas e raspas de limão, que encantou o paladar dos jurados.

“É preciso ter cabeça aberta para novas experiências, entender a riqueza dos sabores e, a partir daí, construir um novo cardápio na cozinha”, relatou Ana Paula. Durante o prazo estipulado, o grupo se organizou para dividir as tarefas de acordo com os talentos de cada um, preparar os ingredientes e finalizar os pratos.

O outro lado da bancada

Se produzir uma receita criativa em um curto espaço de tempo é um desafio para os estudantes, avaliar os pratos também não é tarefa fácil, afinal todo jurado já esteve do outro lado da mesa.

Para o egresso Alexandre Tadeu, a experiência como jurado na batalha dos pratos foi um autêntico retorno ao ano de 2020, quando era estudante da PUC.

“Cheguei meio receoso, porque eu cozinhava praticamente nada, mas foi muito legal, fui perdendo o medo e nosso prato foi uma incrível galinhada. É um desafio avaliar os outros estudantes, três anos se passaram e aprendi muita técnica aqui na universidade”, relatou o ex-aluno, que atualmente é professor da UFG, no curso de Publicidade e Propaganda, e almeja abrir um negócio na área de confeitaria, futuramente.

O curso

Se os chefs de cozinha estão na televisão, nos best-sellers e nos restaurantes mais badalados, antes de todo este glamour é preciso dedicação, criatividade e muita disciplina. O curso tecnológico em Gastronomia da PUC Goiás qualifica os futuros profissionais a partir de uma formação ampla, que inclui história, cultura, arte e tecnologia. Saiba mais sobre a grade curricular do curso e formas de ingresso neste link.

Fotos: Weslley Cruz