Minicurso convida docentes para elaborar projetos de ensino

A projetualidade está presente no cotidiano: executar uma receita, construir uma edificação, organizar uma viagem ou qualquer outra tarefa que busca a realização de um objetivo específico. E quando os projetos envolvem as escolas, isso ganha um corpo específico, pois exige um redimensionamento do fazer pedagógico, que incentiva a formação de estudantes autônomos, curiosos, ativos e capazes de problematizar a realidade em busca da solução de problemas.

Esse conceito pautou o minicurso Elaboração de projetos e percursos investigativos do ensino, que foi ministrado pela docente do curso de Pedagogia da PUC Goiás, Pollyanna Rosa Ribeiro, na última sexta-feira, 10, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), durante a 52ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap).

A docente, que é pedagoga por formação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, é autora do livro Projetos de trabalho na educação infantil e, durante a atividade, partilhou com os colegas docentes suas experiências neste campo investigativo, além de recomendar autores que trabalham o assunto (indicou livros de Fernando Hernandes e leu um artigo de Dom Antônio de Assis Ribeiro, que traz uma reflexão sobre a projetualidade).

Segundo a profa. Pollyanna, a proposta da atividade é de convidar os colegas para que incluam a realização de projetos nas suas disciplinas, como metodologia fundamental para que os estudantes se tornem cada vez mais ativos e participativos nos processos de aprendizagem.

“A metodologia de projetos visa atender às curiosidades dos alunos dentro da temática/ disciplinas de cada curso, entretanto tem como fio condutor a pesquisa e a investigação de caráter mais coletivo. A proposta é que os estudantes experimentem os percursos investigativos não só no TCC ou na Iniciação Científica, mas que possa construir também uma metodologia de trabalho, no interior de cada curso”, ressaltou a docente.