Com oferta de mais de mil vagas, Feira de Estágio movimenta Câmpus II

Essencial para a qualificação dos estudantes, o estágio incentiva a permanência no ensino superior e impulsiona a empregabilidade. Para fazer uma ponte entre os estudantes e as empresas que recrutam talentos, a PUC Goiás promoveu na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, a 5ª Feira de Estágio, desta vez, no Câmpus II da instituição (Jardim Mariliza), com a oferta de mais de mil vagas aos estudantes de graduação.

De acordo com a coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (Caeme), profa. Marília Rabelo, a  maioria das vagas é destinada para estágio não-obrigatório e todas são remuneradas, fato que incentiva o estudante a investir na sua formação.

“Essas vagas têm sido motivadoras para os estagiários. Diversos estudantes são contratados pelas empresas após o estágio e isso é motivo de muita alegria, porque o aluno já fica inserido no mundo do trabalho”, comemorou a professora.

Promovido pela Caeme, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com o CIEE, IEL, Super Estágio, Portal do Estágio, Start Profissional e ASH, a ideia desta edição foi  de direcionar as vagas para os cursos situados no Jardim Mariliza (Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Educação Física, etc) sem os estudantes precisarem sair do câmpus, facilitando assim a mobilidade e a comunicação com os agentes de integração.

Diretora adjunta do Câmpus II, a profa. Karlla Greick destacou a importância do evento para os estudantes daquela área, que abriga cursos de graduação com carga horária de aulas práticas bastante expressiva. “Em função disso, os acadêmicos, desde o primeiro período, já procuram estágios para se qualificarem melhor”, pontuou.

O primeiro estágio

Entre os estudantes que participaram da Feira, a busca pela primeira experiência de estágio foi o ensejo manifestado pela maioria. Um fato curioso é que o evento foi além dos limites do Jardim Mariliza e atraiu, também, os acadêmicos que estudam na Praça Universitária, como a caloura do curso de Biomedicina Helen Vitória, de 19 anos.

Com um olhar além da sala de aula, a ingressante pretende trilhar uma trajetória acadêmica pautada pela experiência e contato com o mundo do trabalho. “Quero adquirir o máximo de conhecimento possível até me formar. Estou buscando um estágio, preferencialmente, na área de análises clínicas ou estética. Estou gostando bastante do curso, os professores são muito bons e tenho muito orgulho da universidade”, relatou a jovem.

Para aumentar as chances de conquistar a vaga, os estudantes fizeram cadastro em diversos estandes dos agentes de integração parceiros, a fim de agilizar o encaminhamento. Essa foi a estratégia do acadêmico do 5º período do curso de Letras, Daniel Pereira Lopes, que procura o primeiro estágio e realizou mais de um cadastro.

“É um curso que eu sempre quis, desde muito novo, ensinar é algo muito importante e o estágio será uma porta para que eu consiga me tornar um ótimo professor no futuro”, destacou.

Experiência define foco de atuação

Um outro ponto destacado pelos estudantes é que o estágio ajuda a definir o foco de carreira. A acadêmica do 3º período do curso de Agronomia, Emília Fontoura, por exemplo, almeja o estágio para este fim. Além de adiantar a grade e otimizar a formação, a jovem pretende acumular experiências até o final do curso e, com isso, amadurecer seu foco profissional, já que a Agronomia tem um vasto leque de atuação.

Em contraste com quem procura a primeira experiência além dos muros da PUC, também é notável a presença dos acadêmicos, que colecionam estágios ao longo do processo formativo e caminham para a reta final do curso com um foco a ser trilhado.

Quem caminha neste sentido é a acadêmica do 7º período do curso de Medicina Veterinária, Esther Almeida (foto). A três semestres para concluir a graduação, a estudante inicia hoje um estágio interno na Clínica Escola de Veterinária, no Câmpus II, na área de patologia clínica, e foi até a Feira para se candidatar em outras vagas com perfis diferentes para somar à experiência que ela já teve.

“Almejo oportunidades em outras áreas, fora das clínicas, como nas empresas, por exemplo. Gosta muito de inspeção animal, que é responsável pela qualidade dos alimentos, e pretendo atuar nessa área, futuramente”, declarou.

Compromisso formativo

É importante destacar que a universidade oferece mais de 4 mil convênios de estágio vigentes, nas modalidades curricular (obrigatório) e não-obrigatório e mantém uma parceria sólida com os agentes de integração, que têm o papel de otimizar as oportunidades oferecidas pelas empresas, aliando demandas e talentos.

Mais informações sobre o Programa de Estágio podem ser obtidas nesta página.

Fotos: Wagmar Alves