Dia Nacional do Design é comemorado com pizzada

O Dia Nacional do Design foi celebrado nesta sexta-feira, 4 de novembro, com uma pizzada produzida na Área 3 e a presença de um convidado que faz parte da história viva do design brasileiro. Pioneiro do curso do Design da universidade, o professor Marcos Lotufo, prestigiou o momento gastronômico e trouxe uma exposição de cartazes oriundos da sua coleção para discutir aspectos relacionados ao design gráfico.

Responsável por uma das pizzadas mais tradicionais de Goiânia, do Centro Cultural Geppetto, o prof. Marcos cursou Design na Alemanha, na Gesamthochschule Kassel (1974), onde também se especializou em Design Gráfico. Ele já lecionou na PUC Goiás, UFG, Faculdade Senac e, atualmente, vive em Pirenópolis (GO).

Saindo do formato padrão das palestras, o professor optou por fazer uma partilha de vida e expôs uma pequena mostra de cartazes da sua coleção, a maioria deles oriundos da Alemanha e outros de sua própria autoria, para discutir o trabalho do designer gráfico, a partir dessa curadoria.

“Acho uma mídia muito interessante, embora no Brasil não seja bem utilizada. Gosto muito e sempre me ajudou nas aulas. A gente discute tipografia, imagem, composição, cor, material, papel, impressão, enfim, tudo”, pontuou o professor, que tem cerca de 3 mil cartazes em sua coleção pessoal.

Forno à lenha: patrimônio cultural e afetivo da PUC

Muito mais do que integrar o espaço físico, o primeiro forno à lenha da Área 3 foi construído pelo prof. Marcos Lotufo em meados de 1988, quando ingressou na então Universidade Católica de Goiás. Ao reencontrar os amigos e ex-alunos, a sensação é de que o tempo não passou.

Lotufo começou a fazer pizza quando morava na Alemanha e o hobby de construir fornos e fazer pizzadas ganhou força quando ele retornou ao Brasil e o costume foi sendo passado adiante. A influência foi tanta que a prática foi adotada em outras universidades e os filhos de Lotufo são profissionais do ramo.

Muito mais do que a gastronomia em si, o docente analisa que as pizzadas produzidas em forno à lenha trazem a perspectiva da cultura do encontro. “A pizza é muito agregadora. Esse ritual de estar em volta, acender o fogo, bater um papo é um momento de comunicação, congraçamento, e sempre foi assim. É a quinta geração de fornos de pizza que estamos fazendo hoje”, conta.

Sobre o curso

Coordenadora do curso, a profa. Genilda Alexandria, explica que o Dia Nacional do Designer é celebrado anualmente, no dia 5 de novembro, em homenagem a Aloisio Magalhães, designer de referência no cenário brasileiro, que já foi presidente do IPHAN e autor de peças clássicas que influenciam o design até os dias atuais.

Único do Brasil Central a trabalhar o design de forma integrativa, o curso da PUC tem um grande diferencial. “As especificidades não são colocadas em caixinhas. Trabalhamos com o design e os conhecimentos dentro das áreas de produtos, ambientes, comunicação e o design gráfico. A formação do estudante é feita de forma sistêmica, onde ele vai passar pelos conhecimentos necessários e habilidades para resolver e solucionar problemas e, a partir disso, vai tendo contato com as diversas áreas e entender possíveis afinidades que eles terão oportunidade de aprimorar depois”, refletiu Genilda.

Mais informações sobre o curso e as formas de ingresso em 2023 podem ser obtidas neste link.

Fotos: Ana Paula Abrão