Com sucesso de público, Encontro Científico mobiliza estudantes da Fisioterapia

Um encontro científico organizado pelos estudantes do curso de Fisioterapia, que discute diversos temas relacionados à saúde e à formação humanística. Com ampla adesão, o Encontro Científico dos Estudantes de Fisioterapia (ECIF) foi aberto na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Área 4 (Praça Universitária) e continua até terça-feira, 18, no auditório da Área 2, marcando a participação do curso no 8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC.

Promovido pelo Centro Acadêmico Cláudio Lísias Monteiro da Cruz, o evento é supervisionado pelas professoras Gabrielly Craveiro e Zíngarah Majory. De acordo com as docentes, o Encontro é multidisciplinar e aborda diversos assuntos para qualificar a formação dos estudantes.

Nesta edição, o evento acolhe também alunos de outros cursos, entre eles, Enfermagem e Psicologia, para discutir temas que permeiam essas áreas de atuação, como, por exemplo, o papel do profissional de saúde no enfrentamento à violência doméstica e familiar, psicomotricidade e transtorno do espectro autista, acupuntura integrativa, câncer de mama, atuação do fisioterapeuta na UTI Adulto, entre outros recortes.

Protagonismo estudantil

A formação integral dos estudantes é um assunto que têm pautado diversos eventos dentro e fora da universidade, incluindo as Semanas de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAPs), simpósios, palestras e outros eventos acadêmicos.

Assunto discutido por diversos pesquisadores da educação e áreas afins, esse tema também é incentivado pelo Papa Francisco. No Pacto Educativo Global, o pontífice considera o estudante como centro do processo educativo e convoca as instituições de ensino de todo o mundo a priorizar uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.

Partindo desse macro contexto para a realidade universitária, nota-se que a proposta do ECIF vai ao encontro das demandas globais por uma educação mais integral e inclusiva. E quando o assunto é o envolvimento estudantil nas atividades do ensino, pesquisa e extensão, o acadêmico Heitor de Oliveira Santos (foto), presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia, tem muito a relatar sobre a experiência.

Integrante da comissão organizadora do evento, ele disse que foi um grande desafio promover o ECIF, mas, ao mesmo tempo, teve muito apoio do corpo docente do curso. Como liderança acadêmica, ele esteve à frente de cada detalhe, desde à abertura das inscrições, contato com palestrantes, organização do cronograma e toda a logística do Encontro.

Coordenadora do curso, a profa. Larissa Mariana Veloso de Oliveira informa que o ECIF foi idealizado pelos estudantes da primeira turma do curso de Fisioterapia, em 1999. Desde então, a iniciativa sempre acontece, com envolvimento total dos acadêmicos. Os temas abordados variam a cada ano para atender a demanda dos alunos e contemplar as diversas áreas do conhecimento, sendo elas abordadas na grade curricular do curso ou não.  Atualmente, o curso conta com cerca de 400 estudantes matriculados em todos os períodos.

Para saber mais informações sobre as formas de ingresso é só acessar este link.

A programação completa do evento pode ser conferida no perfil do C.A de Fisioterapia, @cafisiopucgo, do Instagram.

Fotos: Wagmar Alves