Aula inaugural da Zootecnia reúne acadêmicos e egressos

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do investimento intelectual em gestão, o curso de Zootecnia da PUC Goiás abordou, em aula inaugural, palestras com os temas: Gestão do zootecnista frente à atuação na atividade de integração lavoura e pecuária, proferida pelo zootecnista Júlio César Atavila Tavares; e O zootecnista e o negócio rural: gestão aliada à técnica, ministrada pelo zootecnista Bruno Mendonça L. Guerra.

O evento, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, foi protagonizado por dois egressos do curso de Zootecnia da PUC Goiás, responsáveis pelas exposições, e prestigiado por acadêmicos e professores do curso, no auditório do Bloco S, do Câmpus II.

Durante a composição da mesa, o professor Wilson de Melo Cruvinel, diretor da Escola de Ciências Médicas e da Vida, destacou que o curso de Zootecnia completa 30 anos este ano e ressaltou a importância do evento, especialmente por tratar de temas de grande relevância na área da zootecnia.

O coordenador do curso de Zootecnia, professor Bruno de Souza Mariano, expressou grande alegria em receber os egressos no evento. “A gente fica muito feliz de ter aqui, hoje, dois egressos que se tornaram profissionais de excelência. Ambos saíram desse curso e estão exercendo um trabalho significativo nessa área, que é o que a gente deseja para os nossos acadêmicos”, disse.

Sobre a importância das temáticas desenvolvidas, o professor Bruno Mariano afirmou serem fundamentais para o profissional zootecnista da atualidade. “Para a zootecnia, hoje o que importa é verificar a produção por meio da gestão. Nós acreditamos que a academia e o curso de Zootecnia da PUC Goiás buscam isso: formar gestores. É preciso ensinar a medir, calcular, dimensionar. Essa é a parte principal. Nosso objetivo, portanto, é formar um zootecnista com visão empreendedora e de gestão”, esclarece.

Ao falar sobre a temática por ele trazida e a importância de sua aplicação no campo profissional, o zootecnista Júlio César Atavila Tavares afirmou que, atualmente, não se admite mais a figura do zootecnista meramente técnico, engessado. “É necessário que o zootecnista seja um gestor, e não só um profissional técnico. Ele tem que estar com a mão na massa, no campo, no dia a dia, mas tem que ser também o profissional do escritório, fazer gestão de planilha, controles, índices zootécnicos, mercado financeiro, entender de comercialização. É um pouquinho de tudo hoje”, explica.

Júlio César chama a atenção também para o fato de que, apesar de muito próspero, o caminho para quem vai ingressar no mercado de trabalho a partir de agora é também árduo. Neste sentido, visando colaborar com futuros zootecnistas, ele conta que a empresa em que trabalha, Semestes Plant, está desenvolvendo junto com a PUC Goiás um projeto que visa investir no desenvolvimento profissional além da teoria. “Estamos com 3 alunos da PUC Goiás, que ainda tem mais 2 anos de curso conosco. O objetivo é explicar um pouco mais como funciona, na prática, a gestão de negócios na zootecnia, para ir se familiarizando com o mercado de trabalho”, esclarece.

O zootecnista enfatiza também que, apesar de o agronegócio ter representatividade e importância muito grande no Brasil, o profissional que atua neste mercado deve ser diferenciado, não pode ser acomodado. “A internet tornou essa geração desafiadora, porque, por um lado, ajuda, mas, por outro, colabora também para tornar o profissional acomodado”, pondera.

O estudante Mário Henrique Roque, aluno do 8º período do curso de Zootecnia, já trabalha na área e afirmou que conhecimentos sobre gestão são fundamentais para a otimização dos resultados. “Eu atuo no mercado varejista atendendo o consumidor final: eu ‘produzo’ o produto, embalo e faço todo o processo para a entrega desse produto para o consumidor final. Eu consigo ter uma margem de lucro maior que outra pessoa por fazer este processo, porque assim eu consigo agregar valor e ter uma margem de lucro maior. Esse conhecimento eu adquiri no curso de Zootecnia e isso é muito importante”, ensina.

O acadêmico ainda acrescenta uma lição valiosa já aprendida antes mesmo de se formar. “O bom gestor consegue aumentar sua margem de lucro: se você consegue reduzir o custo de produção, a margem de lucro aumenta. O preço de venda, que é o preço de mercado, é fixado: não se pode mexer nele. Daí a necessidade de trabalhar com o custo de produção. Baixando o custo de produção, a margem de lucro aumenta”, acrescenta.