Universidade começa semestre com acolhida a calouros e familiares

Aos 17 anos, o estudante Gabriel Augusto Reis Ribeiro ingressa na PUC Goiás, neste semestre, com o sonho de se tornar promotor. Aluno do curso de Direito, ele participou da Calourada e do Encontro das Famílias, na noite desta segunda-feira, 06. “Pela estrutura e pela história da universidade, sei que vou ter uma boa evolução na minha carreira”, previu o jovem, momentos antes de o evento começar, no Centro de Convenções PUC, no Câmpus II.

Pela primeira vez, a Calourada e o Encontro das Famílias, que chega à sua terceira edição, ocorreram em conjunto. O reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, deu boas-vindas aos novatos e ressaltou o papel das famílias para a jornada que começa para os novos acadêmicos da instituição. Ele lembrou que, nos semestres anteriores, o encontro foi realizado apenas com os responsáveis.

“Depois, nos perguntamos por que não estarem os filhos juntos, já que é um encontro de família, e sentirem esse momento conjuntamente, com os gestores e com os professores. Queremos um olhar conjunto sobre essa fase importante da vida do novo aluno, esse ciclo novo que ele passa a ingressar”, comentou.

O grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, comparou o ingresso na universidade com um novo nascimento, que deve acontecer de forma harmoniosa. “O ensino, o estudo e a educação começam na família, evidentemente, mas se ampliam quando o jovem entra na escola fundamental, no ensino médio e na universidade. Se ampliam os conhecimentos, os saberes, as amizades, e é importante que isso aconteça de forma harmoniosa, de forma que possa ser um novo nascimento”, refletiu.

A caloura de Física, Caroline Bispo, 22, vê no ingresso na universidade uma chance de crescimento. “Sou apaixonada pela área de exatas e estou realizado um sonho. Espero crescer, sabe. Tenho uma expectativa de aprender muito e si que a PUC vai me oferecer o que eu preciso”, analisa.

Dinâmica
Responsável pela organização do evento, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, diz acreditar que a presença dos pais na acolhida pode ajudar os novos alunos a ingressarem na instituição com mais segurança. “Nossa intenção é que os estudantes se sintam, também, em casa. Queremos deixar claro que nós também somos família”, frisou.

Ela explica que a criação do Encontro de famílias, dentro do Projeto Identidade, tem o objetivo de agregar os responsáveis à vida acadêmica dos filhos. “É um rito de passagem importante, que a família desempenha um papel fundamental que não temos condições de fazê-lo. Queremos que as famílias se sintam corresponsáveis pelo desempenho acadêmico dos seus filhos”, enfatiza.

A pró-reitora de Graduação da universidade, profa. Sônia Margarida Gomes, informa que a PUC Goiás recebe, em 2017/1, mais de 3 mil ingressantes. Na opinião dela, os novos acadêmicos renovam e compõem a dinâmica da instituição. “Tivemos na semana passada e, na próxima continuaremos tendo, um conjunto de colações de grau. Então, essa é a dinâmica da universidade. São alunos que entram, que saem, e que constituem a dinâmica do processo formativo da universidade”, frisa.

Família
A dona de casa Geralda Maria dos Santos, 48 anos, ficou surpresa com a iniciativa da PUC Goiás em se reunir com os pais. “A impressão que a gente tem é que na universidade vale o ‘salve-se quem puder’. Não esperava esse tipo de evento, mas fiquei maravilhada, pois sei que pode ajudar no desempenho do meu filho”, explica ela, mãe do calouro de Jornalismo Raunner Vinícius Soares, 19.

No evento, ela conheceu a coordenadora de Administração Lucimara Andrade Garcia, 46, mãe do calouro de Gastronomia Leonardo Garcia, 17. Para ela, a ação da PUC Goiás é sinônimo de valorização da família. “Hoje em dia, as famílias estão sendo deixadas de lado, mas o que está acontecendo aqui (no Centro de Convenções) é sinal de respeito”, opinou.

Agenda
A Calourada 2017/1 da PUC Goiás segue nesta terça-feira, 07, com programações nos respectivos horários de aulas dos ingressantes: 07 horas, 13h30 ou 18h45. Os novatos receberão informações sobre o curso e a profissão que escolheram. A programação e o local do encontro pode ser verificado na secretaria das escolas da universidade. Ao todo, são 10, que reúnem os 43 cursos de graduação da instituição.

Ingresso
Ainda para o ingresso em 2017/1, a PUC Goiás abriu vagas por meio do Vestibular Social Enem. As inscrições estão abertas até o dia 14 de fevereiro, pelo site pucgoias.edu.br. O certame utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Ao todo, são 705 vagas em 25 cursos, entre bacharelados e licenciaturas. A lista completa pode ser conferida no edital.

O resultado será divulgado no site da instituição no dia 16 de fevereiro. O cadastramento e a matrícula dos aprovados em primeira chamada ocorrem nos dias 20 e 21 de fevereiro. O cronograma completo pode ser conferido em vestibular.pucgoias.edu.br.