Evento discute efeitos da pandemia no rendimento escolar
A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios para a sociedade e, em especial, para crianças e adolescentes afastados de suas atividades rotineiras nos últimos dois anos. Para quem está na escola é visível as dificuldades da maioria dos estudantes no retorno às atividades presenciais, desde a integração até o desenvolvimento acadêmico. Mas o que fazer diante deste novo cenário? Foi para falar sobre isso que o curso de História da PUC Goiás realizou evento, nesta quarta-feira, 6, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, sobre os efeitos da pandemia em crianças e adolescentes voltado para os estudantes de licenciatura e também os professores da rede municipal.
A palestra foi organizada pelo Estágio Supervisionado do curso. Segundo a professora Maria Madalena Queiroz, coordenadora da disciplina, o tema é recorrente nas falas dos licenciandos em estágio na rede pública. O rendimento escolar foi afetado pela pandemia e pelo estresse causado pelo isolamento social. “Nossa perspectiva e preocupação é levar para a comunidade escolar questões que pensem a escola a partir da nossa experiência na universidade”, afirma ela. O estágio supervisionado é cursado por estudantes nos últimos dois anos do curso.
Para falar sobre o tema ansiedade e depressão no rendimento escolar, foi convidado o psiquiatra Adelman Soares Asevedo Filho. “A pandemia trouxe muito estresse, principalmente para os jovens e as crianças, neste período em casa, sem aula presencial, sem uma válvula de escape que é encontrar com os colegas. Então é muito importante propor uma conversa sobre isso com os educadores para discutir a estratégia de retomada das aulas, do contato com os colegas”.
Para o público presente, o palestrante falou da importância de criar momentos para que os alunos possam reorganizar a mente e reformular a maneira de aprender, de se relacionar. “Elas precisam conseguir absorver, transformar e transmutar todas estas dificuldades de uma forma mais tranquila”.
Fotos: Ana Paula Abrão