Evento discute violência contra povos indígenas

O Brasil já teve 3 milhões de indígenas, segundo a Fundação Nacional dos Índios (Funai). Isso foi em 1500 quando os portugueses desembarcaram no Brasil. Atualmente os dados mostram que são só 750 mil indígenas em todo o país, segundo o ISA, organização que atua na área. A violência contra os povos indígenas tem adquirido proporções de genocídio, nos últimos anos, e se tornou mais evidentes nos últimos anos com a interrupção da demarcação das terras indígenas e as ações inadequadas de combate à Covid-19 nas aldeias.

Com este cenário desafiador, a PUC Goiás realiza mais uma edição da Semana dos Povos Indígenas. De 18 a 22 de abril, no canal da PUC Goiás no Youtube, serão realizadas mesas redondas, palestras e outros eventos sobre o tema Políticas Públicas, Violência e Protagonismo Indígena.

O evento é aberto a toda comunidade. Para se inscrever, basta clicar aqui. A inscrição prévia no evento não garante o certificado como ouvinte, sendo necessário a comprovação de participação do inscrito em pelo menos 75% do evento, por meio da assinatura das listas que serão disponibilizadas durante o evento. Já para inscrever seu trabalho científico, clique aqui.

A programação será aberta no dia 18 com uma mesa-redonda sobre o tema central do evento. Discutirão o tema os convidados Gersem Luciano Baniwa, da Universidade Federal do Amazonas, Wagner Krahô Canela, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e Paloma Gomes advogada do Conselho Indigenista Missionário. A discussão será mediada pelas professoras Marlene Ossami de Moura, da PUC Goiás, e Luana Campos, da Universidade Estadual de Goiás.

A Semana dos Povos Indígenas é organizada pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás em conjunto com Universidade Estadual de Goiá, Instituto Federal de Goiás Inhumas, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Universidade de São Paulo e outros.

18/04

9h as 17h – Integração e Vivência – presencial no Instituto dos Trópicos Subúmidos

19h – Mesa de abertura: Políticas, violências e protagonismos indígenas

Moderadoras: Marlene Ossami de Moura (PUC Goiás) e Luana Campos (UEG)

– Gersem Luciano Baniwa – Universidade Federal do Amazonas – UFAM/UnB

– Wagner Krahô Canela – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB

– Paloma Gomes – Advogada do Conselho Indigenista Missionário – CIMI

19/04

14h – Apresentação de trabalhos de alunos e professores das escolas que participaram do curso de História e Cultura Indígena – 2ª Edição.

Moderadoras: Ordália Araújo (UEG) e Luana Campos (UEG)

19h – Mesa – Protagonismo indígena: Educação e Literatura Indígena contemporânea em movimento

Moderadoras: Eunice Tapuia (UFG) e Sélvia Lima (IFG)

– Edson Kayapó – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

– Nara Baré – Diretoria Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira

– Maura Chaves de Jesus – Casa de Farinha Tapuia (Terra Indígena Carretão – GO)

– Antônio Apinajé – Liderança Apinajé – TO

20/04

– 14h às 17h – Comunicações Orais

Coordenação:

Antônio Augusto Oliveira Gonçalves (UFG)

Bruno dos Santos Hammes (UFG)

Fátima Regina Almeida de Freitas (PUC Goiás)

Joana Porto (UFG)

Luana Campos (UEG)

Patrícia Marcelina Loures (PUC Goiás)

– 19h – Mesa – Violência e povos indígenas

Moderadores: Carlos Almeida (CIMI/GOTO) e  Poliene Bicalho (PPGTECCER/UEG)

Palestrantes:

Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau – Presidente da Associação Jupaú, fotografo e filmaker da Juventude indígena de Rondónia e Mídia Indígena

– Elizeu Lopes – Coordenador da Assembleia Guarani Kaiowá

– Thyara Pataxó – Liderança Indígena Pataxó

– Itahu Kaapor – Aldeia Ximborenda (Povo Kaapor) território alto Turiaçu- MA

21/04

Lançamento de livros

9 horas : Lançamento do livro Desconstruindo o Racismo contra os povos indígenas no Brasil

Autores:

Carlos Benítez Trinidad (Universidade de Santiago de Compostela), Cláudio do Nascimento Brito (Secretário da ACIKAN- Associação indígena do Povo Canela do Araguais), Cristovão Tserero Odi Tsoropre (Conselheiro municipal de educação – A’Uwe-Xavante), Eunice da Rocha Moraes Rodrigues (UFG), Fernanda Alves da Silva Oliveira (Sedec de Nova Mutum – MT), Josana de Castro Peixoto (UEG/Uni Evangélica – GO), Kamutaja Silva Âwa (Ava-Canoeiro), Lorranne Gomes da Silva (UEG), Poliene Soares dos Santos Bicalho (PPGTECCER/UEG), Roseli Martins Tristão Maciel (UEG), Sinvaldo Oliveira Saraiva Wahuka (Seduc-GO), Vanessa Hãtxu De Moura Karajá (UFTO).

10h – Lançamento do livro Movimento Indígena no Brasil

Autores:

Clovis Briguenti (UNILA), Egon Dionísio Heck (CIMI), Marlene Ossami de Moura (PUC Goiás), Poliene Bicalho (PPGTECCER/UEG)

Transmissão pelo canal da UEG no YouTube

22/04

19 h – Mesa de encerramento: Políticas públicas e territorialidade

Moderadores: Diego Mendes (UFG) e Luana Campos (UEG)

Palestrantes:

Weibe Tapeba – Advogado e vereador de Caucaia (CE) pelo Partido dos Trabalhadores

Juliana de Paula Batista – Advogada do Instituto Socioambiental – ISA

Francisco Forte Stuchi – Doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Wilson Rocha de Assis – Procurador da República

Encerramento:

Cristóvão Xavante

Sinvaldo Karajá (Seduc-GO)

Eunice Tapuia (UFG)

18 a 22/04
9h as 17h – Integração e Vivência: Atividades lúdico pedagógicas voltadas para a questão indígena, com as escolas agendadas.
Coordenação: Instituto dos Trópicos Subúmidos (ITS)
Local: PUC Goiás – Câmpus II
Endereço: Av. Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, CEP 74885-460