Famílias são aliadas da universidade

A PUC Goiás encerrou nesta quarta-feira, 30, a rodada de encontros Universidade e Famílias – Construindo Vínculos, com a programação na Escola de Direito, Negócios e Comunicação. Pais e estudantes dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Economia, Administração, Ciências Contábeis e outros foram recebidos no Teatro do Câmpus V para conhecer mais sobre o projeto pedagógico da universidade e a infraestrutura da instituição.

Com encontro na Escola, a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil encerrou a programação tradicional da universidade após cinco eventos, realizados com todas as escolas da instituição. O evento, retomado presencialmente neste ano, é organizado para apresentar a universidade, a reitoria e o colegiado de cada escola. Para muitas famílias, esta é a primeira vez na universidade e também um momento de compreender como será a nova rotina dos filhos.

A professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, afirmou que a programação é um grande desafio, mas também marca uma nova etapa da vida da universidade com a retomada em 100% das atividades presenciais. “Normalmente no ensino superior a tendência é que a família fique um pouco mais distante, os próprios alunos já acham que têm autonomia, maturidade e não precisam do acompanhamento dos pais, mas não é esse o intuito desta atividade. Queremos estabelecer um laço, um diálogo com a família pra fortalecermos a educação e atender a um convite do papa Francisco para apoiar o desenvolvimento destes jovens em todas as dimensões de suas vidas, incluindo a espiritualidade”.

Durante os cinco encontros, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, professora Márcia de Alencar, agradeceu a confiança dos responsáveis legais e dos jovens adultos ingressantes. Ela afirmou que o evento é também a oportunidade de selar um pacto com os pais ou responsáveis para um trabalho conjunto na educação dos jovens ingressantes. “Nossa intenção quando criamos este evento foi justamente de consolidar os laços entre duas instituições que vão compartilhar a vida de um sujeito durante 4 ou 5 anos, a sua família e nós”.

Para a ortodontista Neide Almeida, mãe do calouro de Medicina, Rodrigo Almeida, a oportunidade de conhecer as salas de aula, a infraestrutura e parte do corpo docente do filho foi importante na compreensão desta nova realidade. “É interessante estarmos mais próximos. E esta oportunidade de conhecer a universidade é fantástico até para motivar os pais”. Ela e o filho participaram do segundo dia de encontro da Escola de Ciências Médicas e da Vida, no dia 29 de março.

Todos os encontros foram divididos em duas partes. Inicialmente com a reitoria para uma visão mais ampla e, após, com a direção e os professores de cada escola. A professora Denise Milioli Ferreira, coordenadora do curso de Medicina, participou da acolhida às famílias. “Eu acho que é um momento importante para eles conhecerem a universidade, a dinâmica do curso, porque exige muito do aluno e ele com certeza precisará do apoio dos pais”.

Fotos: Ana Paula Abrão