Programas encerram semestre com atividade lúdica

O encerramento dos projetos do Programa de Inclusão Social da PUC Goiás foi marcado por um balanço positivo e a esperança da retomada presencial em 2022. Em evento realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, professores, educandos e voluntários se reuniram para uma tarde especial com uma performance de contação de história.

Júlia Mello, coordenadora do Pris (Foto: Weslley Cruz)

Para a coordenadora do Pris, professora Júlia Mello e Pargeon, o momento foi de celebração pelo encerramento de um ciclo e de expectativa pela retomada no próximo semestre. Ela explicou que durante este período as atividades, em especial do Alfadown, foram mantidas on-line porque os educandos estão no grupo de risco do coronavírus. São cerca de 30 educandos que acompanharam as atividades de forma remota.

Já os voluntários se reuniram para planejar atividades e aprender sobre os projetos. Foi o caso da estudante de Psicologia, Márcia Batista de Souza Filha, que pela primeira vez se tornou voluntária. Ela participou do Projeto Aprender a Pensar e afirma que aprendeu bastante no grupo. “Agregou muito na minha vida por termos trabalhado em comunidade e por ter tido acesso a pessoas, pais e crianças, com quem pudemos fazer uma troca”. No total, 33 voluntários participaram dos projetos.

No caso do Aprender a Pensar, foram mantidas as atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com atividades voltadas para professores e gestores. Foram realizadas rodas de conversa com profissionais onde foram debatidos desafios da educação inclusiva.

A coordenadora de Extensão da PUC Goiás, Denize Dautz, avalia que a retomada dos projetos do Pris foi positiva e permite também reforçar o vínculo com a comunidade. Ela ressaltou a importância da renovação do Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Educação.